Home

O principal jornal londrino, The Independent, questiona em sua edição on line deste sábado, 24, se Winston Churchill foi mesmo um grande ex-primeiro ministro britânico ou um típico racista? 
Churchill foi oficial do exército britânico, historiador, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1953 e um artista que teve seus momentos mais sombrios. "O icônico PM levou a Grã-Bretanha à vitória contra Alemanha nazista de Hitler. Mas o herói de guerra tinha um lado mais obscuro", diz o matutino citando frases e textos do ex-PM como racistas.
Em uma carta datada de agosto de 1907, ele escreve para sua irmã de criação pedindo: "Por favor, não se converta ao Islã. Tenho notado em sua disposição uma tendência a orientalise".
Quando Mahatma Gandhi lançou sua campanha de resistência pacífica, Churchill, que lutou como um jovem oficial do exército britânico na Índia, teria dito: "Eu odeio indianos". "Eles são um povo bestial com uma religião bestial".
Segundo a reportagem, Churchill apoiou fortemente o uso de gás venenoso em zonas de guerra. "Eu sou totalmente a favor do uso de gás venenoso contra tribos incivilizadas", teria dito em uma visita à Câmara dos Comuns.´
Outro "pecado" citado pelo The Independent contra o ex-PM foi a recusa em fornecer alimentos para Bengala, em 1943, o que teria levado à morte 3 milhões de pessoas.

Poste um comentário

comente aqui..