Home

Dois anúncios recentes prometem revolucionar o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Color Genomics, uma empresa da Califórnia, EUA, anunciou nesta segunda-feira, 18, que está oferecendo uma maneira muito mais barata e mais fácil para as mulheres fazerem o teste de mutações genéticas que aumentam o risco de câncer de mama e de ovário.
O exame custa $249 dólares, aproximadamente R$750,00, e pode analisar com precisão uma amostra de saliva para mutações nos genes BRCA1e BRCA2, do câncer de mama, assim como uma seleção para 17 outras variantes genéticas que têm sido associadas com o risco de câncer de mama ou de ovário.
Uma amostra de saliva é coletada em um frasco cedido pela empresa e enviada pelos correios. Em pouco tempo os resultados dos testes são enviados ao e-mail do paciente.
Outro avanço
Cientistas da Universidade de Copenhague informaram que um simples exame de sangue pode prever câncer de mama até cinco anos antes de a doença se desenvolve com níveis de precisão de cerca de 80%.
Um grande avanço se comparado com uma mamografia tradicional que é cerca de 75% sensível e somente enquanto o câncer já está presente.
A nova técnica envolve a construção de um "perfil metabólico" do paciente medindo os compostos no sangue para detectar quaisquer alterações na forma como são tratados os produtos químicos, durante uma fase pré-cancerosa.
Os pesquisadores dinamarqueses rastrearam e coletaram amostras de sangue de 57.000 pacientes com mais de 20 anos. Eles identificaram padrões nos compostos que eram comuns naqueles que passaram a desenvolver a doença no prazo de sete anos depois de fornecer a sua primeira amostra de sangue.
A longo prazo, esta técnica de análise do "perfil metabólico" poderá ser muito bem ser utilizada para identificar as pessoas em risco de desenvolver uma gama de outras doenças. 

Poste um comentário

comente aqui..