sexta-feira, 23 de junho de 2017

Dia 24 de junho é o Dia Nacional do Policial Militar e do Bombeiro Militar


Os policiais e bombeiros militares estaduais comemoram no dia 24 de junho  o Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militares. A lei 13.449/2017 foi sancionada e publicada nesta segunda-feira (19). 

Apesar da data comemorativa, no Rio Grande do Norte a categoria permanece de luto.  A estatística registou 13 mortes de policiais militares e agentes de segurança neste ano. E, somente em junho, três policiais militares foram mortos.

“Infelizmente, porém, não temos muito a celebrar, mas é um momento para a sociedade refletir sobre estes profissionais que dedicam suas vidas para cuidar e proteger outras vidas. E para nós, policiais e bombeiros, é uma data para nos fortalecermos e revindicarmos condições de vida e trabalho”, aponta Eliabe Marques, da ASSPMBMRN.

A Lei é decorrente do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/2016, de autoria do deputado federal subtenente Gonzaga. A data escolhida, 24 de junho de 1997, remete ao dia em que cabo Valério dos Santos Oliveira foi atingido, aos 36 anos, por bala perdida durante um protesto da Polícia Militar em Belo Horizonte, onde lutava por melhores condições de trabalho e de salário. O militar morreu em decorrência do disparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário