Home

Sessenta e dois mil brasileiros morreram de forma violenta em 2016, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Metade dessas mortes se concentraram em 123 municípios, o que inclui todas as capitais e várias cidades do Rio de Janeiro e também da Bahia.

Em comparação com 2015, quando 109 municípios respondiam por metade das mortes violentas no país, percebeu-se um aumento no número de municípios que respondem por essa fatia.

O aumento, segundo o relatório, é reflexo da propagação do crime para cidades menores, fenômeno que se vem observando no Brasil desde os anos 2000.


Os três municípios brasileiros mais pacíficos, de acordo com o Atlas são: Brusque e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e Atibaia, em São Paulo. Já os três mais violentos são: Eunápolis e Simões Filho, na Bahia, e Queimados, no Rio de Janeiro.

Quanto às capitais, o documento revela que as três com maiores taxas de morte violenta são Belém (PA), Aracaju (SE) e Natal (RN). As três com as menores taxas são a capital Paulista, Florianópolis (SC) e Vitória (ES).

Poste um comentário

comente aqui..