Home

Médico do SAMU metropolitano é demitido com dispensa de aviso prévio após ter contra-indicado remoção de pacientes a pedido político da secretaria de saúde do estado do rio grande do norte.

Na semana passada um médico do SAMU/RN, antigo samu metropolitano, questionou ordens advindas da secretaria de saúde do estado que desejava que o serviço realizasse a remoção de pacientes da UTI do hospital Walfredo Gurgel para a recém inaugurada UTI do hospital memorial. 

Fato é que o Samu metropolitano não cobre área da cidade do Natal, área que é coberta pelo Samu Natal, e teve que deixar a área metropolitana que compreende grandes municípios como Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo, Extremoz, Ceará-Mirim, dentre outros sem cobertura de UTI. 

A remoção era entre UTIs, ou seja, mesmo nível de complexidade algo proscrito pelo manual de regulação médica que rege o Samu. Entretanto não houve defesa para o médico que tentou advogar pelo serviço sem deixar a população da região metropolitana desassistida! 

O secretário adjunto Marcelo Bessa não quis nem escutar os motivos da contra-indicação e citou que o fato já estava pactuado com a coordenadora geral do Samu Cecilia Picinin, violando o poder de gestor do médico regulador que é quem determina teoricamente para quais ocorrências as viaturas devem ser destinadas. 

Após o incidente o secretário de saúde Luiz Roberto Fonseca fez questão que o médico regulador que era membro da Coopmed, cooperativa que presta serviço ao estado no Samu rn, fosse imediatamente desligado do serviço sem direito a resposta e dispensando aviso prévio!

PS:Isso é o que se chama democracia...

Poste um comentário

comente aqui..