Home

A polêmica em torno do lugar exato onde Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez ganha um novo capítulo: o livro 1500 DE PORTUGAL AO SALIENTE POTIGUAR do escritor Manoel Neto, colabora com a tese do historiador Lenine Pinto e trás novas evidências de que a praia do Marco, no município de Touros, foi a porta oficial do Brasil.

Para colaborar com a tese, Manoel Neto se aprofundou ainda mais na carta de Pero Vaz de Caminha e em uma das mais antigas cartas náuticas, o Planisfério de Cantino, que guardam detalhes de que os portugueses desembarcaram primeiro em terras potiguares. “O nome Cabo de São Jorge, registrado na carta, faz referência ao dia 23 de Abril, um dos santos portugueses. O local hoje é conhecido como Cabo de São Roque. “Li Lenine e isso me causou curiosidade de que o Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte. A partir daí, minhas pesquisas não pararam. Fui à Lisboa, na Torre do Tombo, o maior arquivo nacional Português e descobri detalhes complementares que reforça a tese de Lenine”, disse Manoel.

O livro será lançado na próxima quinta-feira, dia 15, a partir das 17h, no Hospital Infantil Varela Santiago. Toda a renda da edição será revertida em benefício da Instituição. Manoel Neto é natalense, vice-presidente do Crea-RN, engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho e tem várias publicações em redes sociais e no blog nataldeontem.blogspot.com que trata de informações sobre a cidade.

Poste um comentário

comente aqui..