Home

A Companhia Potiguar de Gás recebeu nove propostas de cinco empresas diferentes para fornecimento de gás natural a partir da Chamada Pública Coordenada lançada pelas distribuidoras do Nordeste. O prazo para entrega das propostas terminou na última sexta-feira, 12. A iniciativa visa a contratação de gás natural a preços mais competitivos. O edital da Potigás previa a compra de até 450 mil metros cúbicos diários do combustível.

Conforme observa Sérgio Henrique Guimarães, Diretor Técnico e Comercial da Potigás, a Chamada Pública abre uma oportunidade de diversificação dos supridores de gás natural o que pode possibilitar preços mais acessíveis. “Com isso as empresas diminuem os seus custos e tornam seus produtos também mais competitivos, inclusive frente a outros mercados, contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, ressalta.

No total, as distribuidoras dos estados de Alagoas (Algás), Bahia (Bahiagás), Ceará (Cegás), Paraíba (Pbgás), Pernambuco (Copergás), Rio Grande do Norte (Potigás) e Sergipe (Sergás) receberam 38 propostas comerciais de nove empresas diferentes entre players nacionais e internacionais, fato considerado histórico pelos dirigentes das distribuidoras da região.

As propostas recebidas serão encaminhadas para análise de aderência e conformidade ao edital de cada concessionária. Até o início de julho, será iniciado o processo de negociação com as empresas qualificadas.

A região Nordeste, fora do eixo Rio-São Paulo, possui atualmente o maior mercado do setor, o que atrai a atenção de grupos nacionais e internacionais da cadeia produtiva do gás natural. Para a Chamada Pública, as distribuidoras do Nordeste somam um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários do combustível.

Poste um comentário

comente aqui..