Home

A partir deste ano, Natal passa a celebrar no mês de Junho, em seu calendário oficial de datas e eventos, a campanha “JUNHO LARANJA”. A Lei institui que o poder executivo municipal passe a realizar uma ampla ação de prevenção às queimaduras e engajamento na luta dos direitos da pessoa sequelada em queimadura no município.

Os índices de aumento no número de ocorrências e acidentes com queimaduras quando se aproximam os períodos dos festejos juninos são alarmantes. “Estamos vivendo um momento de dificuldades no sistema de saúde com a pandemia do COVID-19. Em virtude disto, a classe de profissionais de saúde envolvida no tema dos queimados nos fez um grande alerta para a necessidade de cuidados adicionais nestes dias especiais. Em atenção a esse pedido médico surgiu a ideia deste projeto que agora virou Lei Municipal. Tenho certeza que vai se somar a outros esforços na intenção de preservar vidas”, explicou o vereador de Natal, Paulinho Freire.

A Lei traz alguns pontos importantes a serem realizados pelo serviço público como promover amplamente a conscientização dos aspectos preventivos das queimaduras e divulgar os primeiros socorros; encorajar a educação em todas as categorias profissionais envolvidas no tratamento e prevenção das queimaduras; e também alertar a sociedade civil através de campanhas educativas e desenvolver continuamente pesquisas em prol da melhoria e aprimoramento do tratamento de sequelas dos doentes.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial de Natal, a lei busca ainda ajudar a garantir os direitos dispostos na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, conhecida como Lei Nacional de Inclusão, a todos os sequelados em queimadura; promover a realização e ou manter atualizadas as informações sobre prevenção e ou direitos da pessoa sequelada em queimadura nas redes sociais e demais plataformas digitais do município de Natal. Outro ponto destacado é que os prédios públicos e autarquias dos poderes também devem se unir colocando iluminação ou sinais na cor laranja em alusão ao tema.

Além do poder público, a sociedade como um todo terá uma parcela importante no engajamento e divulgação desta grande campanha com o conteúdo de prevenção e cuidados com as queimaduras. “Todos nós temos que nos envolver nessa luta”, completou Paulinho Freire.

Poste um comentário

comente aqui..