Home

foto:Alex Regis 
A testagem para detectar a infecção pelo Covid-19 em guardas municipais e agentes da Defesa Civil de Natal está nesta sexta (26) no segundo dia. A ação realizada pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa (Semdes) ampliou o leque de servidores públicos municipais que estão na linha de frente no combate à pandemia a serem testados.


Dados coletados pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) apontam que durante o primeiro dia da ação, realizada nesta quinta-feira (25) na área aberta do Parque da Cidade do Natal, foram realizados 600 testes rápidos, sendo detectados 30 servidores com laudo positivo para o novo coronavírus. Servidores da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) também estão sendo diagnosticados.


A coordenadora do Nasgam, Fátima Miranda, comunicou que no primeiro dia de exames foram submetidos à avaliação 206 guardas municipais da capital. Os exames confirmaram a presença de Covid-19 em 16 deles, configurando um índice de 7,8% de guardas contaminados. “Esse trabalho vai inibir a possibilidade de contágio na corporação, já que alguns desses guardas positivados estavam assintomáticos”, explicou.


A secretária da Semdes, Mônica Santos, informou que nesse segundo dia de realização dos exames os demais guardas municipais e agentes da Defesa Civil que ainda não fizeram o teste podem se dirigir ao Parque da Cidade do Natal para avaliação. “Nosso objetivo é que todos façam o teste rápido e para isso estamos com uma equipe competente de profissionais de saúde composta por guardas municipais prontos para atender a demanda. No primeiro dia, 10% dos avaliados estavam com a presença do coronavírus no organismo”, comentou.


Os testes utilizados pelas equipes do Nasgam são os de testagens rápidas e, caso o agente seja diagnosticado positivamente para a presença do coronavírus, ele já é afastado do serviço e encaminhado a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento.

Poste um comentário

comente aqui..