sexta-feira, 19 de junho de 2020

Terceiro dia de drive no Arena das Dunas ultrapassa 1.500 testes para Covid-19

1.550 pessoas compareceram ao terceiro dia do drive de testagem rápida de Covid-19 no Arena das Dunas, promovido pela Prefeitura do Natal através Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Natal). O número é expressivo, já que esta quinta-feira (18) registrou média de 2,34 testes realizados por minuto. A estrutura teve sete postos operando desde às 8h, e seguiu até às 19h, horário que o último veículo deixou o local. O exame vem sendo realizado com livre demanda a idosos a partir de 60 anos e pessoas com comorbidade comprovada que residem na capital, exclusivamente em veículos. Os pedestres virão a ser atendidos na terceira fase que será divulgada em breve pela pasta.

Entre os 1.550 resultados, 208 apresentaram algum indicativo positivo e 1.342 negativos. Até o terceiro dia da ação a SMS Natal contabilizou a passagem de 3.945 pacientes. 

O teste rápido tem função de indicar se o indivíduo já teve contato com o vírus ou se ainda está na fase de transmissão da doença, com infecção ativa. A população ainda recebe orientação no atendimento para verificar o laudo da testagem em casa, através de senha para retirar via internet, e buscar uma unidade de saúde da cidade em casos positivados.

"A gente orienta que a melhor forma para acessar o resultado é aguardar em casa, com segurança, e verificar a plataforma online no fim do dia. Nossa equipe também explica o que deve ser feito quando o resultado é positivo, onde não há motivo para pânico e deve-se buscar a unidade básica de saúde mais perto de casa. Na terça-feira, 23 de junho, iniciamos no Nélio Dias e ficamos até sexta-feira, 26, atendendo a Zona Norte", informa Rayanne Araújo, Secretária Adjunta de Atenção à Saúde de Natal.

Nesta sexta-feira (19) acontece o último dia de drive no Arena das Dunas e Secretaria de Saúde de Natal (SMS Natal) divulga o balanço geral da primeira semana no sábado (20). 

Uma equipe da pasta também realiza hoje visita técnica ao Ginásio Nélio Dias, para finalização do projeto que recebe próxima semana o drive do local. Essa medida é a segunda fase e visa atender toda a população da Zona Norte com eficiência e rapidez na oferta do serviço para a região.

Assessoria de comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário