sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Infectologista do Hospital Federal da Lagoa faz alerta sobre reinfecção por Covid-19 a profissionais de Saúde

A médica infectologista Rosana Maria Rangel dos Santos alertou por memorando encaminhado aos profissionais de Saúde sobre o risco de reinfecção por coronavírus. "Em razão do avanço da pandemia por Sars-Cov-2, julgamos que algumas atualizações são necessárias", esclarece. 
- Pacientes assintomáticos são muito importantes na cadeia de transmissão, sendo, portanto, necessário que todos que transitam o hospital (pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais de saúde) permaneçam todo tempo com a máscara indicada na rotina do hospital e chancelada pela Anvisa;

- Pacientes e profissionais de saúde que já tiveram COVID-19 não possuem imunidade permanente mesmo que tenham formado altas taxas do anticorpo IgG, já que esses podem não ser neutralizantes. Ressaltamos também que a imunidade celular contra a doença não é duradoura e pode permanecer por tempos tão curtos quanto três meses. Esses fatos têm sido demonstrados pelas reinfecções que têm se avolumado, principalmente entre profissionais de saúde. Assim sendo, ninguém deve se sentir protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário