Home

De acordo com dados atualizados nesta sexta-feira 15 pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), foram 11 óbitos confirmados nas últimas 24 horas, sendo que 3 aconteceram efetivamente entre quinta e sexta e outros 8 são óbitos de dias anteriores, mas confirmados só agora após a conclusão de exames laboratoriais. Além desses óbitos confirmados, há 524 mortes ainda em investigação. Exames vão apontar se a causa foi realmente Covid-19. 

Com relação ao número de casos, foram 982 nas últimas 24 horas, segundo a Sesap, o que elevou o total de diagnósticos positivos de coronavírus no Estado para 127.847. A maioria desses pacientes está curada. 

Exames A Sesap divulgou nesta sexta-feira que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/RN) ultrapassou a marca de 100 mil exames do tipo RT-PCR realizados para o diagnóstico do coronavírus. Esse método de exame é o considerado padrão-ouro para o diagnóstico da doença. 

Segundo o diretor administrativo do Lacen, o biomédico Derley Galvão, este número “representa o esforço coletivo entre Governo do Estado, Secretaria de Saúde e Laboratório Central do Estado durante a pandemia para permitir um acesso cada vez maior ao exame, mesmo diante de dificuldades inerentes ao contexto de uma pandemia”. 

De acordo com o Derley, todos os investimentos em equipamentos, insumos e contratação de profissionais feitos pelo Governo do Rio Grande do Norte foram decisivos para um número tão expressivo de exames, visto que é uma metodologia mais complexa e onerosa. 

O serviço do Lacen destaca-se pela testagem de todas as pessoas com sintomas e rapidez na liberação do resultado, com média de até 24 horas. A disponibilização do resultado para o paciente pode levar mais tempo, porém, pois o compartilhamento cabe às prefeituras e demais órgãos que fazem a coleta da amostra.


Poste um comentário

comente aqui..