Home

 


Oferecer ao turista uma nova opção para interação com a arte e a cultura genuinamente potiguar, além de incentivar a economia local, favorecendo os artesãos natalenses. Estes são os objetivos da Prefeitura para a Loja Natal Original, na praça da Árvore, no bairro de Mirassol, para quando o momento mais agudo da pandemia passar. Secretarias do Município já estão atuando no trabalho de revitalização do espaço.
Semana passada, o secretário do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, coordenou reunião com representantes das outras secretarias envolvidas. A Semtas é responsável pela administração da loja. A reunião serviu para mapear a estrutura física da Loja Natal Original e articular a ação em torno do projeto. Além da Semtas, participam do projeto as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Obras Públicas (Semov) e Turismo (Setur).

Na reunião também foi apresentado o Projeto Lugares de Charme, uma ação do Município de Natal, através da Semtas e em parceria com o Sebrae/RN. "A Semtas quer incluir a loja Natal Original e seu entorno nos roteiros turísticos da capital potiguar, além de realizar uma série de intervenções para potencialização da área como destino dos que visitam o município e dos próprios natalenses, para potencializar nossa cultura e dar voz aos nossos artesãos'', ressaltou o secretário Adjuto Dias.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, destacou a importância do trabalho integrado entre as pastas da Prefeitura. "O que faremos é um levantamento de melhorias estruturais de mais um equipamento público, para que possamos somar os serviços necessários para a manutenção e repaginação do espaço. Essa é uma das determinações do prefeito Álvaro Dias. Sabemos que o trabalho integrado é fundamental para o sucesso e proatividade da gestão", afirmou o titular da Semsur.

Ações
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, a reunião foi positiva. "A ideia é otimizar toda essa área em torno da árvore de Mirassol. Expandir a cultura, reviver a loja", define ele, acrescentando que a parceria firmada entre as secretarias vai consolidar amplamente a cultura potiguar durante o ano todo. "Neste espaço, já realizamos ações culturais voltadas para o turista e os natalenses. Agora, a proposta é ampliar para outras datas temáticas, em parceria com o projeto Lugares de Charme".

O Projeto Lugares de Charme é idealizado pela designer social Cris Ribeiro, que visa ao resgate da identidade cultural através do artesanato local, como forma de conhecimento sobre sua essência e a história.

A restauração da área da loja Natal Original tem como objetivo fortalecer não apenas o artesanato local, mas também a gastronomia, sendo um lugar voltado para o turismo e também para a convivência dos natalenses durante todo o ano. “A nossa preocupação, junto com os operadores de turismo receptivo, é exatamente provocar o interesse na recuperação e restauração da loja Natal Original. A gente entende que é importante ter mais um ponto de apoio para que os turistas possam conhecer a nossa cidade, em duas das coisas que ela tem de melhor, que são o artesanato e a gastronomia”, explica o secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes.

Poste um comentário

comente aqui..