Detran

segunda-feira, 22 de março de 2021

Natal amplia fase de vacinação para novos grupos prioritários

Natal vai ampliar, a partir desta terça-feira (23), a imunização de novos grupos prioritários. 
Com a chegada de novas doses serão vacinados idosos de 74, 73 e 72 anos, pessoas em situação de rua e os profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. De acordo com o Ministério da Saúde, a capital possui 35 mil profissionais que deveriam ter sido contemplados no primeiro momento da vacinação, porém, o quantitativo de doses recebidas foi suficiente para vacinar apenas 23 mil desses profissionais.

Para o Prefeito Álvaro Dias, trata-se de um esforço conjunto para acelerar a vacinação da população, salvar vidas e conter o avanço do vírus. “É um alívio poder anunciar três faixas etárias e concluir a vacinação dos trabalhadores da saúde que ainda não se imunizaram. Continuamos aplicando as vacinas inclusive nos finais de semana, na medida que novas doses de imunizantes nos são enviadas e seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito.

“Com a chegada de novas doses, vamos finalizar esse público e também vamos iniciar a vacinação dos idosos de 74 a 72 anos. Os profissionais e trabalhadores de saúde poderão ser vacinados exclusivamente nos drives, já os idosos podem ir aos drives ou se dirigir as 29 salas de vacinação”, reforça George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24) serão vacinados exclusivamente os profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU ou outras ambulâncias), técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de saúde das instituições de longa permanência e médicos que atuam na linha de frente.

Para receber a vacina é necessário a apresentação da escala de trabalho ou vínculo empregatício, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e ainda carteira do Conselho de Classe. A SMS Natal registra que também é necessário que o profissional leve impresso o Formulário de Vacinação que se encontra disponível no site da Prefeitura do Natal ( www.natal.rn.gov.br).

Para evitar aglomeração a Secretaria de Saúde de Natal vai disponibilizar três drives (Shopping Via Direta, Ginásio Nélio Dias e Palácio dos Esportes). No Via Direta e Nélio Dias funcionarão na modalidade mista, ou seja, com Drive e Sala de Pedestre.

O drive do Palácio dos Esportes continua em funcionamento, porém, apenas no formato drive-thru, em razão das instalações do ginásio serem destinadas ao funcionamento de serviços de atenção pré-hospitalar.

IDOSOS
A partir desta terça-feira (23) Natal também amplia a faixa etária do público idoso, passando a vacinar idosos de 74 anos e mais. Na quarta-feira começa a dos idosos de 73 anos e na quinta-feira os de 72 anos. Os três grupos deverão procurar preferencialmente, as 29 Salas de Vacinação das Unidades Básicas de Saúde ou os Drives (Ginásio Nélio Dias, Palácio dos Esportes e Shopping Via Direta).

TERÇA (23) - Idosos de 74 anos e mais
QUARTA (24) – Idosos de 73 anos e mais
QUINTA (25) – Idosos de 72 anos e mais

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS LOCAIS DE VACINAÇÃO
Durante a campanha vacinal, os Drives (Via Direta, Palácio dos Esportes e Nélio Dias) continuam funcionando no horário das 8h às 16h.

As 29 salas de vacinação disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município seguem funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h.

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Equipes do Consultório de Rua da SMS Natal em parceria com a SEMTAS farão aplicação da vacinação nesse público.

SEGUNDA DOSE
As pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose do imunizante devem se dirigir a um dos pontos de vacinação levando os documentos obrigatórios, como cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

CONFIRA QUAIS AS SALAS DE VACINAÇÃO DISPONÍVEIS:
Funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e das 13h30 às 15h:

Distrito Sanitário Norte I - UBS Pajuçara, UBS Nova Natal, UBS Redinha e UBS Nordelândia; USF Gramoré e USF Parque das Dunas.

Distrito Sanitário Norte II - UBS Vale Dourado, UBS Panatis, UBS Nova Aliança, UBS Soledade II; USF Jardim Progresso e USF Santarém.

Distrito Sanitário Leste - UBS São João, UBS Brasília Teimosa, UBS Rocas, UBS Alecrim, Unidade Mista de Mãe Luiza e UBS Lagoa Seca.

Distrito Sanitário Oeste - UBS Nazaré, UBS Felipe Camarão II, UBS Cidade Nova , UBS Bairro Nordeste; USF Quintas e USF Monte Líbano.

Distrito Sanitário Sul - UBS Candelária, UBS Rosângela Lima, UBS Nova Descoberta, UBS Cidade Satélite e UBS Pitimbu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário