Home



As obras de requalificação do Bosque das Mangueiras realizadas pela Prefeitura de Natal avançam e já atingiram 90% do previsto. O espaço, que fica na avenida Nascimento de Castro, em Lagoa Nova, poderá ser reaberto ao público até o final do ano. A expectativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável pela obra, que tem por objetivo implantar o projeto de incentivo à agricultura agroecológica urbana e fomentar a agricultura orgânica em Natal, além de modernizar o local para prática de caminhadas, lazer e entretenimento.

Já foram concluídas as obras das guaritas. A entrada principal voltada para a Av. Nascimento de Castro foi totalmente reformada com a colocação de rampas e corrimões e um novo acesso foi construído, na parte dos fundos do bosque, voltada para a Rua Almirante Tertius Rabelo com uma excelente estrutura de acesso aos cidadãos que utilizam aquele espaço para lazer, prática de esporte e entretenimento.

Já o serviço de requalificação orçado em R$ 394 mil, oriundo do projeto aprovado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), marcha para a finalização dos últimos detalhes do bloco administrativo do bosque, que vai abrigar as salas multiuso que servirão para aulas e auditório e a parte administrativa. "O bloco administrativo está praticamente finalizado com toda estrutura pronta e pintado. O que falta são detalhes como instalação de bebedouros e equipamentos para a horta como o telado para a estufa", explica a arquiteta e diretora do departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, Karenine Dantas.

O projeto acontece por meio do programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, que incentiva prática da agricultura orgânica no município. O foco do projeto é o estímulo à agricultura urbana orgânica, a dinamização da economia local e a geração de renda às famílias dos pequenos produtores de orgânicos das comunidades de Gramorezinho e Planalto, localidades inseridas na mancha de interesse social (predominância de renda de até três salários-mínimos), como também a crescente procura por esses produtos.

Além disso, o secretário da Semurb, Thiago Mesquita lembra a participação de outras secretarias no projeto. “As obras contaram com a importante participação das Secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), na reforma da pista de caminhada; de Serviços Urbanos (Semsur), na parte de paisagismo e iluminação; e de Infraestrutura (Seinfra), na parte de reforço da estrutura. A Guarda Municipal (GMN) também colabora com porteiros que permanecem 24 horas no bosque, realizando a segurança do local”, ressalta.

Poste um comentário

comente aqui..