Home

O Brasil pode ganhar ou não a Copa do Mundo Fifa 2014, porém já temos um vencedor, ou melhor, vencedora.
A construtora Odebrech emerge como a grande vitoriosa da competicão. "está ajudando a construir ou expandir quatro estádios da Copa, financiados com 1,5 bilhão de reais (447 milhões dólares) em empréstimos subsidiados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social", diz matéria do site Bloomberg News.
Segundo a reportagem intitulada Brazilian Builder Odebrecht Emerges as World Cup Winner, as relacões da Odebrech com o poder são antigas, datam desde a época da ditadura militar e ainda persistem nos dias atuais. "A Odebrecht foi a mais eficiente das construtoras na transição da ditadura para a democracia, e agora está aparecendo", disse Pedro Campos, professor de história na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, citado na reportagem.
A receita bruta da Odebrecht cresceu 16 por cento no ano passado para 96,9 bilhões de reais, tornando-se a maior empresa de capital fechado na América Latina, com 175 mil funcionários e mais de $30 bilhões de trabalho no pipeline. A empresa esta presente em uma dezenas de projetos em outros 26 países, incluindo rodovias em Angola e a expansão do aeroporto de Miami.

"Influência perniciosa"
Doações de campanha de cinco unidades da Odebrecht cresceram de 8,1 milhões em 2002 para 37,9 milhões de reais em 2012, de acordo com o tribunal eleitoral. 
A Odebrecht deu 6 milhões de reais para a festa do trabalhador em 2013. Alem da Odebrecht, outras construtoras como OAS SA, Queiroz Galvão SA e UTC Engenharia SA, que também construíram estádios, estão relacionadas entre as 10 maiores contribuidoras.

Poste um comentário

comente aqui..