Home

Pesquisadores das Universidades de Harvard e Northwestern, Estados Unidos, descobriram que pequenas e significativas mudanças já estão acontecendo no corpo mais de uma década antes do câncer ser diagnosticado.
Eles descobriram que "capas" protetoras nas extremidades dos cromossomos, que impedem danos no DNA, tinham significativamente mais desgaste em pessoas que passaram a desenvolver câncer. 
Essas capas, conhecidas como telômeros, eram muito mais curtos do que deveriam ser e continuavam encurtar até cerca de quatro anos antes do câncer desenvolvido, quando de repente param de diminuir. Todas as pessoas com as alterações desenvolveram câncer.
"Entender esse padrão de crescimento dos telômeros pode significar que pode ser um biomarcador preditivo para o câncer", disse o Dr. Lifang Hou, principal autor do estudo e professor de medicina preventiva na Northwestern University Feinberg School of Medicine.
"Porque nós vimos uma forte relação no padrão através de uma ampla variedade de cânceres. O direito de testar estes procedimentos poderão ser utilizados para, eventualmente, diagnosticar uma grande variedade de tipos de câncer."

Poste um comentário

comente aqui..