Home

Castromóveis

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo importante para o início do funcionamento dos castramóveis na capital potiguar. De quarta-feira até hoje (9), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Universidade Potiguar (UNP), está promovendo uma qualificação dos técnicos e veterinários integrantes do CCZ Natal, além de voluntários de ONGs para as atividades de castração animal.

A previsão para as primeiras atividades do castramóveis estão marcadas para o dia 17, quando será realizada a triagem, e 24, quando serão realizadas as castrações, as quais ocorrerão como um plano piloto para o projeto. 

Neste primeiro momento, o projeto atenderá os acumuladores (pessoas que cuidam de três ou mais animais) da Zona norte de Natal que foram previamente cadastrados pelo CCZ.

A expectativa é que nesse primeiro momento seja feita a castração de 60 animais, todos felinos machos. 

A castração ocorrerá da seguinte maneira nesse momento: Os animais previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses dentro do grupo de acumuladores, que serão unicamente felinos machos localizados na Zona Norte, serão transportados até o CCZ, onde encontram-se os castramóveis, e lá ocorrerá a castração destes por profissionais disponibilizados pela UNP.

O projeto ainda está em fase de testes, sendo assim serão mensurados os resultados de suas primeiras atividades para que, em um futuro próximo, seja possível a utilização desse serviço em todas as regiões de Natal.

Poste um comentário

comente aqui..