Home

O secretário de Saúde de Parnamirim, Rogério Gurgel, criou um COMITÊ MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO, INFANTIL E FETAL para propor medidas e estratégias para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal no município.

O comitê é formado por 26 membros de diversos setores, presidido por Diogo Vinicius Cavalcanti de Lira - Médico Certificador

O comitê também vai realizar monitoramento para avaliar dados da cadeia de eventos responsáveis pela mortalidade materna, infantil e fetal de forma sistematizada; Discutir as causas de mortes maternas, infantis e fetais (evitabilidade), nos aspectos sociais, econômicos, políticos, jurídicos e outros que ofereçam escolhas para as soluções (medidas de intervenção) e promover análise científica.

No mês de março passado, casos de mortes de bebês foram registrados na Maternidade do Divino Amor, em Parnamirim. Na oportunidade, vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal visitaram a unidade e promoveram audiência pública para discutir o problema.

1 Comentários

comente aqui..

Anônimo disse…
Importante lembrar que o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal já existia desde a gestão anterior, mas teve suas atividades comprometidas pela exoneração de servidores estratégicos durante a transição de governo e pela redução da equipe da vigilância de óbitos.

O comitê, agora recomposto, tem função educativa e técnica, voltada para analisar dados, discutir evitabilidade dos óbitos e propor medidas de intervenção para apoiar a gestão. Não se trata de um órgão de investigação de responsabilidade civil ou criminal, mas sim de uma instância que busca fortalecer políticas públicas de prevenção e melhorar os processos de cuidado no município.