Se o nome do presidente Lula está consolidado para concorrer às eleições presidenciais de 2026, como candidato natural da esquerda e do campo progressista, com forte base consolidada, especialmente após sua vitória em 2022, a direita brasileira ainda trabalha suas opções.
E o nome de Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, vem ganhando espaço e se destacando como uma das possíveis apostas. Ex-ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, ele tem buscado construir uma imagem de gestor técnico e eficiente, além de ampliar seu capital político com atuações mais moderadas em relação a pautas ideológicas — o que o distancia, em parte, do bolsonarismo raiz, mas pode também ampliar seu apelo eleitoral.
A partir dessa semana que se inicia com o julgamento de Bolsonaro pela Primeira Turma do STF, na terça-feira (02), novos desdobramentos acontecerão que podem marcar os novos caminhos da disputa do ano que vem, especialmente se ocorrer condenação, o que pode gerar dispersão ou reagrupamento em torno de outras lideranças.
É esperar para ver.
