Cidade Sem Filtro
Natal (RN), 14 de setembro de 2025
p/Rosalie Arruda
"Domingo é pausa: um sopro de poesia no meio da pressa.”
Forró de Raiz chega à França 🎶
Encerra-se hoje em Lille (França) o Festival Internacional do Forró de Raiz, dentro da programação do AnoBrasil–França 2025. O evento incluiu a assinatura de um protocolo que reforça a candidatura do forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.A governadora Fatima Bezerra presente ao evento foi reporter por um dia ao mostrar pela rede social a participação brasileira na musica e no forró. A governadora também registrou o encontro com a cantora Elba Ramalho.
O festival é resultado de uma rede de cooperação entre instituições brasileiras e francesas, incluindo o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Consórcio Nordeste, que conta com a participação do Rio Grande do Norte.
---------------
Politica Potiguar
Prates cortejado pelos partidos de esquerda no RN
Sextou politica para o ex-senador Jean Paul Prates. O ex-presidente da Petrobras anda avaliando os diversos cenarios politicos que passarm por sua varanda em Lagoa Nova. Em momentos diferentes, recebeu o presidente do Partido Verde-RN, Rivaldo Fernandes, para discutir o cenário político estadual e nacional e as perspectivas para 2026. O encontro reforça o convite feito ao parlamentar para filiação e eventual candidatura pela legenda. Prates destacou a importância da sustentabilidade como eixo central da política e elogiou o histórico do partido na defesa de pautas ambientais e sociais.
-----
Jean Paul Prates também recebeu dirigentes do PCdoB-RN, incluindo o presidente estadual Divanilton Pereira e o procurador-geral Antenor Roberto. Durante o encontro, foi formalizado o convite para que Prates se filie ao partido, e ele se colocou à disposição para contribuir com debates internos, principalmente sobre energia e infraestrutura.
Como se vê, os partidos de esquerda estão cercando o ex (?) petista Prates que trabalha para se manter como opção de voto no Rio Grande do Norte.
---------------
O encontro acontece no final da tarde, na Florense da Mossoró, em Petrópolis.
No dia 19 de setembro, às 18h, a Escola MOV inaugura em Natal uma biblioteca infantojuvenil com curadoria especializada, uma galeria de arte e ateliês criativos. A primeira exposição será “Viúva Machado – A grandeza de uma mulher”, de Maria Elza Bezerra Cirne, após temporada na Pinacoteca do Estado. Extensão da tradicional Lápis de Cor, a MOV aposta em projetos inovadores para estimular leitura, criatividade e formação crítica dos estudantes.
Florense Natal lança Projeto ArquiteTalks com Vicente Serejo
Na próxima quinta-feira (18), a Florense Natal promove a primeira edição do Projeto ArquiteTalks, um sarau literário em formato de bate-papo com o jornalista, cronista e escritor Vicente Serejo. A mediação será do também jornalista Ciro Pedroza, que conduz a conversa sobre arquitetura, casas e encantos revelados em diálogos com nomes como Oscar Niemeyer, João Batista Vilanova Artigas e Carlos Lemos. O encontro acontece no final da tarde, na Florense da Mossoró, em Petrópolis.
-----------------------------
Escola MOV
foto-Ozair Lima
No dia 19 de setembro, às 18h, a Escola MOV inaugura em Natal uma biblioteca infantojuvenil com curadoria especializada, uma galeria de arte e ateliês criativos. A primeira exposição será “Viúva Machado – A grandeza de uma mulher”, de Maria Elza Bezerra Cirne, após temporada na Pinacoteca do Estado. Extensão da tradicional Lápis de Cor, a MOV aposta em projetos inovadores para estimular leitura, criatividade e formação crítica dos estudantes.
---------------------------
“Novo site e e-guia facilitam a experiência de quem visita São Miguel do Gostoso”São Miguel do Gostoso (RN) acaba de ganhar o Descubra Gostoso, projeto que reúne um e-guia digital, mapa exclusivo e o novo site oficial www.guiadescubragostoso.com.br. O material traz dicas de gastronomia, passeios, artesanato, agenda cultural e serviços úteis, facilitando a experiência de visitantes e moradores. O lançamento ocorreu no dia 28 de agosto, no Jerivá, com show de Sérgio Groove.
---------------
“Criminalidade em baixa: roubos caem mais de 30% no RN”
O Rio Grande do Norte registrou queda nos assaltos em via pública. Entre janeiro e agosto de 2025 foram 3.759 ocorrências, contra 5.674 no mesmo período de 2024, redução de 33,8%, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESED).
Os roubos a residências caíram 35,7% (de 596 para 383 casos) e os a estabelecimentos comerciais tiveram redução de 32,6% (de 527 para 355 registros). Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE/SESED) e foram divulgados nesta sexta-feira (12).
----------------
💇♀️✨ Hora da transformação!
A especialista Guedieny Henrique chegou no Anninha Cabeleireiros para loiros incríveis, mega hair, penteados e tratamentos que vão elevar sua autoestima! 😍💖
📲 Marque seu horário: 99880-3555
-----------------
Moscatelli leva técnica brasileira a congresso no México
Marco Moscatelli e Carlos Sauri, presidente da Sociedade Mexicana de Coluna 2026/2027
-----------------
“Para 6 em cada 10 brasileiros, empregos e impostos lideram agenda econômica”
A geração de empregos (30%) e a redução de impostos (28%) são as principais prioridades da população para a economia nos próximos dois anos, segundo a 65ª edição da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, da CNI. De acordo com o gerente de Análise Econômica da entidade, Marcelo Azevedo, famílias com renda acima de cinco salários mínimos priorizam a diminuição da carga tributária, enquanto quem está fora do mercado de trabalho vê a criação de vagas como principal necessidade.
-----------------
Novidade na gastronomia potiguar
O novo restaurante @riospotiguares apresentou a Paella 🥘 preparada na hora. Um espetáculo bacana e curioso para os amantes da cozinha espanhola. Simone Farret indica para harmonizar a espumante Cava Castelfino da Espanha.
Local:Paella Rios Potiguares
Endereço: Rua Manoel Soares Medeiros, 230 Ponta Negra
Valor: 150,00 por pessoa
