Home

Cidade Sem Filtro
Natal (RN), 04 de setembro
p/ Rosalie Arruda

Caravana Federativa 1
A governadora Fátima Bezerra recebeu hoje em Natal as ministras Gleisi Hoffmann, da  Casa Civil, e Márcia Lopes, ministra das Mulheres, para o lançamento da Caravana Federativa, em parceria com o governo federal. "Aqui, anunciaremos programas e recursos, assinaremos convênios e faremos importantes entregas de equipamentos", ressaltou a governadora.
----------------------
Caravana Federativa 2
A CAIXA participa, nos dias 04 e 05 de setembro, da 1ª Caravana Federativa no Rio Grande do Norte. O evento, acontece no auditório do Centro de Convenções, na Via Costeira, em Natal. A Caravana tem o objetivo de apresentar, debater e orientar gestores municipais sobre políticas públicas e projetos do Governo Federal voltados ao desenvolvimento local.
---------------------
Mulheres no enfrentamento à violência 
Em companhia da governadora Fátima Bezerra, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participa nesta sexta-feira (05) às 10h, no Auditório da Governadoria, de encontro com a Rede de Enfrentamento à Violência no Rio Grande do Norte.

Organizado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), o encontro reunirá representantes do Comitê de Enfrentamento à Violência, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Patrulha Maria da Penha, titulares das delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e entidades não-governamentais.

Na oportunidade, serão apresentadas ações de prevenção, proteção e garantia de direitos, desenvolvidas pelo Governo do RN. 
-------------------------
Projeto de Anistia  
Projeto beneficiaria Bolsonaro, anistiando-o da tentativa de golpe e acabando com sua inelegibilidade.

Um dos textos articulados pelo bolsonarismo na Câmara dos Deputados para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pelo 8 de Janeiro prevê perdão completo a todos os alvos do Supremo Tribunal Federal (STF) por atos antidemocráticos, desde 2019. ⁣
⁣A minuta, a que o Estadão teve acesso, prevê beneficiar todos os investigados, processados ou condenados por condutas contra a democracia a partir de 14 de março de 2019. Isso permitiria que Bolsonaro, inelegível por oito anos após duas condenações em 2023 pela Justiça Eleitoral, pudesse disputar a Presidência da República no ano que vem.⁣
-----------------------
Novo integrante  
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 realizou, na noite do dia 1º/09, a posse solene de Walter Nunes da Silva Júnior no cargo de desembargador federal. A cerimônia aconteceu no Plenário da Corte, diante de familiares, amigos e colegas do magistrado. Nunes, que já havia sido empossado administrativamente desde o dia 4 de junho, assumiu o cargo pelo critério de antiguidade, na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador federal Vladimir Carvalho.

Autor de diversos livros, o magistrado falou sobre a função do juiz. “Ser juiz é aceitar a dúvida como companheira, a escuta como método e a constituição como bússola. Pede prudência, mas nunca covardia diante das injustiças. Que nossas decisões reflitam não apenas o rigor da técnica, mas a densidade do humano e da coragem”.

Em nome do TRF5, o novo desembargador Walter Nunes foi saudado pela desembargadora federal Cibele Benevides

"Esse homem correto, honesto, inteligentíssimo, trabalhador, corajoso, inovador, bom marido, bom filho, pai maravilhoso, bom irmão, amigo leal é o novo Desembargador do TRF5. Exultante, eu o recebo, como sei que exultante está todo o Estado do Rio Grande do Norte, ao oferecer um nome de tamanha envergadura para julgar os processos e recursos federais de seis Estados da Região Nordeste.

Festeja o Rio Grande do Norte, comemorando esse gosto bom de ganhar uma partida difícil, de ser premiado, de tirar a sorte grande. Oferecemos, nós, potiguares, o melhor nome, com o melhor currículo, mas acima de tudo, o melhor ser humano ético e leal, para compor a nossa Corte.
Cibele Benevides Guedes da Fonseca - Desembargadora Federal do TRF


Autoridades na posse do desembargador federal Walter Nunes, dentre eles a governadora do RN Fátima Bezerra, vice-governador Walter Alves e o prefeito do Recife João Campos 

com informações e fotos do TRF5
--------------------
Condenação ambiental 
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do proprietário e locatários de um imóvel em Natal (RN) por danos ambientais causados em área de manguezal. Empresas de depósito de entulhos, desmonte de veículos e fabricação de pré-moldados sem licença ambiental aterraram parte do manguezal e contaminaram o solo, com o aval do proprietário. A decisão da Justiça Federal no Rio Grande do Norte determina a recuperação da área e o pagamento de indenização.
-------------
7 de setembro nas ruas!
Os petistas potiguares tem encontro marcado neste domingo (7), às 9h, na Praça das Flores. Com todo entusiasmo peculiar, vão bradar em defesa da nossa democracia e o Brasil como queremos. Em paz e livre de mal agouro.
O deputado federal Fernando Mineiro convoca os amigos, eleitores e simpatizantes para o ato verde e amarelo.
---------------------------
Aeroporto Internacional de Natal
O Aeroporto Internacional de Natal será o 2º do Nordeste em voos da Argentina no 1º trimestre de 2026. Serão 107 operações, superando grandes hubs como Salvador e Fortaleza. Um marco que reforça a força do turismo potiguar!

------------


---------------
Otimismo na indústria
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lidera uma missão de 130 empresários a Washington (EUA) com o objetivo de abrir canais de diálogo para reverter ou reduzir as taxas adicionais de importação sobre produtos brasileiros impostas pelo governo dos Estados Unidos.  O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, integra a comitiva.

A agenda incluiu reuniões com empresários e parlamentares norte-americanos, encontros bilaterais com instituições parceiras e uma plenária com representantes do setor público e privado dos dois países para fortalecer o diálogo e avaliar os impactos comerciais e estratégias para aprofundar a parceria econômica entre os dois países. Também está prevista reunião com a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

-----------
Golpe financeiro
A 3ª Turma Recursal do TJRN negou, à unanimidade dos votos, pedido de indenização feito por consumidora vítima de golpe financeiro praticado por meio de aplicativo de mensagem. O caso envolveu transferências via pix para contas bancárias vinculadas a banco digital. A decisão mantém a sentença de improcedência por entender que não houve falha na prestação de serviço pela instituição financeira.
---------------------
Gás na cozinha do potiguar
O Rio Grande do Norte terá 380.814 famílias beneficiadas pelo programa Gás do Povo. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 4 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a iniciativa garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha.

Poste um comentário

comente aqui..