Os vereadores de Parnamirim aprovaram, no final do ano passado, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 que prevê um Orçamento Total de pouco mais de R$ 1 bilhão para o município. O valor representa um aumento de aproximadamente R$ 56 milhões em relação ao orçamento de 2024.
Apesar desse crescimento, as despesas com pessoal vêm aumentando de forma significativa, acendendo um alerta sobre a necessidade de ajustes nas contas públicas. Para isso, a Prefeitura de Parnamirim encaminhou uma reforma administrativa que prevê o corte de mais de 200 cargos na estrutura administrativa do Poder Executivo.
No entanto, os vereadores “engoliram mosca” e aprovaram a medida sem analisar profundamente seu impacto, mesmo sendo conhecido que a maioria desses cargos é preenchida por indicados políticos dos próprios legisladores. A aprovação rápida evidencia a falta de debate crítico sobre a sustentabilidade fiscal e o efeito real da medida na gestão municipal.
As consequências dessa reforma só poderão ser efetivamente medidas quando as publicações das exonerações forem divulgadas no Diário Oficial do Município.
