Home


De acordo com o Governo do Estado, o aumento do volume da Barragem de Oiticica está ligado às chuvas dos últimos meses. Nesta segunda-feira, a governadora Fátima Bezerra visitou o complexo e vistoriou a nova estrada de acesso ao reservatório, com 5,8 km, totalmente asfaltada.

A governadora destacou a importância da obra para a segurança hídrica do Seridó, além dos impactos na agricultura, piscicultura e turismo. Segundo ela, trata-se de uma das maiores obras hídricas da história do estado, com ganhos diretos em cidadania e qualidade de vida.

O volume da barragem vem crescendo: passou de 110,3 milhões de m³ em fevereiro (14,86%) para 456 milhões de m³, atingindo 61% da capacidade em abril.

O secretário de Recursos Hídricos, Paulo Varela, afirmou que a barragem — com capacidade de 742 milhões de m³ — pode atender até 2 milhões de pessoas e já impulsiona o desenvolvimento regional. Ele destacou ainda a garantia hídrica com a integração ao Projeto de Integração do Rio São Francisco.

A obra foi concluída após 12 anos, com investimento de R$ 893 milhões, beneficiando cerca de 294 mil pessoas em 22 municípios. Além da barragem, o projeto incluiu agrovilas e o reassentamento de comunidades.

Segundo o Igarn, o volume atual resulta da soma das chuvas com as águas da transposição. Já a vegetação no espelho d’água, as chamadas “baronesas”, é um fenômeno esperado devido à matéria orgânica trazida pelas chuvas.

Poste um comentário

comente aqui..