O Município de Parelhas foi condenado a pagar R$ 400 mil por danos morais e estéticos a uma mulher que perdeu o globo ocular após contrair uma grave infecção bacteriana durante um mutirão de cirurgias de catarata realizado em setembro de 2024. A decisão é do juiz Wilson Neves de Medeiros Júnior, da Vara Única da Comarca de Parelhas.
Segundo o processo, o mutirão ocorreu na Maternidade Dr. Graciliano Lordão e foi financiado pela Secretaria Municipal de Saúde. Das 48 pessoas submetidas ao procedimento, 15 desenvolveram endoftalmite, uma infecção ocular grave causada por bactéria.
A paciente precisou ser transferida para o Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, onde passou por cirurgia para retirada do olho afetado. Na sentença, o magistrado entendeu que houve negligência do município na fiscalização do serviço prestado, destacando que o caso não foi isolado e atingiu vários pacientes.
Ao reconhecer os danos morais e estéticos, o juiz ressaltou o impacto psicológico sofrido pela vítima, além da alteração permanente em sua aparência após a perda do globo ocular.
Informações do TJRN
