![]() |
| Confraria Ele&Elas, jornalistas Anna Ruth, Dom Jaime, Eliana Lima, Rosalie Arruda, Virginia Coelli |
O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, almoçou na tarde de hoje com a Confraria Ele & Elas e falou sobre sacerdócio, diocese, Papa Bento VI, politica social e governo.
Pastor espiritual do natalense, Dom Jaime tem sobre sua tutela 170 padres distribuídos em 81 municípios do RN, convivendo com a realidade de cada paróquia. "Minha linha é muito direta, muito objetiva", disse ao afirmar que os problemas eram resolvidos sem meias palavras.
O pastor defende a participação da igreja no debate político e disse estar disposto a promover a discussão com isenção e credibilidade. "A Igreja não pode fugir das questões sociais", afirmou. Embora, seja contra a participação dos padres no processo político/partidário.
"O papel da Igreja é orientar os leigos". O padre não pode ser candidato a cargos eletivos, no exercício do sacerdócio. "Se quiser, precisa se afastar da igreja", disse.
Dom Jaime também falou sobre o sofrimento do povo com as políticas públicas ineficientes. "Basta deste estado de penúria. Não só aqui no RN, mas no país".
Monsenhor Expedito
Admirador da conduta e da vida do Monsenhor Expedito Medeiros, conhecido como o Projeta das Águas, Dom Jaime vai defender monografia sobre a história do sacerdote de São Paulo do Potengi e já tem nome: "Monsenhor Expedito, o arauto da dignidade humana nos sertões nordestino." Ele viaja para Recife (PE), nesta sexta-feira (17), para na Universidade Católica (Unicap) apresentar o resumo da tese à banca de professores. Dom Jaime está matriculado no mestrado de Ciências da Religião.


