Home

GOVERNO DO RN
selo comemorativo aos 50 anos do método Paulo Freire


Enfim algo que merece aplausos. O governo do Estado instituiu 2013 como  o Ano Paulo Freire da Educação do Rio Grande do Norte. A intensão é comemorar o cinquentenário do método Paulo Freire de educação, aplicado durante o governo de Aluísio Alves, na cidade de Angicos.
A secretaria Estadual de Educação puxa uma vasta programação comemorativa, nos dias 2 e 3 de abril, na cidade de Angicos,  que vai da criação de politica públicas para jovens e adultos, como a disseminação do pensamento freireano. 
Para os menos avisados, o educador pernambucano Paulo Freire é  patrono da educação brasileira.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
1º DIA (2 DE ABRIL)

14h30 - Auditório Central do Campus de Angicos


- Apresentação cultural: cordelista Hailton Mangabeira

- Abertura Oficial
- Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação pelo Magnífico Reitor da UFERSA
- Lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos pela Secretária de Educação do Estado do RN, Prof.ª Betania Leite Ramalho e Instituições parceiras.
16h30 - Conferência com Dr. Marcos José de Castro Guerra (ex-Coordenador de Círculo de Cultura): AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?

19h - Escola Estadual José Rufino

- Apresentação Cultural: Atração musical regional e apresentação da peça “Paulo Freire” (Alunos de escolas públicas estaduais. Direção do Prof. Cláudio Cavalcante).
- Exibição do filme as “40 Horas de Angicos” e Documentário produzido pelo Núcleo de Referência da História e Memória da EJA (NUHMEJA) da UFRN com entrevistas a ex-alfabetizandos.
- Círculo de Cultura



2º DIA (3 DE ABRIL)

Local: Auditório Central do Campus de Angicos

8h às 8h30 - Lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA) – Edição Especial Angicos 50 depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas “40 Horas”);

8h30 às 10h20 - Mesa Redonda: As 40 Horas de Angicos, Paulo Freire e sua influência nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal
Composição da Mesa: Prof. Dr. Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire/Brasil) e Joaquim Alcoforado (Universidade de Coimbra/Portugal); mediação: Prof.ª Rita Diana de Freitas Gurgel.
10h20 - Intervalo
10h40 às 13h00 - Círculo de Cultura: Relatos das experiências dos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e ex-Educandos das 40 Horas
15h - Auditório Central do Campus de Angicos

Concessão de Título de Cidadão Angicano aos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e homenagens póstumas pela Câmara Municipal de Angicos.
Obs: Durante todo o dia haverá exposição dos banners do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil - Paulo Freire

Poste um comentário

comente aqui..