O Juiz Sérgio Moro, 42, que conduz com mão de ferro o processo judicial da Operação Lava Jato e já mandou pra cadeia doleiro e empresários importantes, ainda não indiciou nenhum político brasileiro.
Ele é um dos magistrados mais experientes em operações de lavagem de dinheiro. Atuou no Caso Banestado (2003) e chegou a colaborar com a ministra Rosa Weber no processo do Mensalão (2005).
Mas, por que não mandou prender nenhum político ainda?
Já se sabe que partidos políticos estão na lista dos beneficiados do esquema bilionário de desvio de recursos da Petrobras, mas quem está por trás disso?
Certamente, essas respostas serão as últimas a serem respondidas pelo juiz federal. Mas, tudo isso tem uma razão de ser.
Moro, que é candidato a ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal e já acertou 9 acordos de delação premiada com os presos da Lava Jato, entende que no momento que indiciar e mandar prender políticos, o processo deixará de ser conduzido pela justiça federal de Curitiba e passará à competência do STF, esfera adequada para processar políticos com mandato.
Daí, pode-se imaginar a rapidez com que será conduzido.