sexta-feira, 28 de junho de 2019

Projeto que regulamenta produção do queijo recebe criticas de pesquisadora do estado



Queijeiras 

Segue para a sanção da presidência da República o PLC 122/2018 que, segundo o relator o senador Lasier Martins (Pode-RS), e contou com voto favorável do senador Styvenson Valentim (Pode-RN), 
diminui a burocracia para a comercialização de venda de queijos artesanais. O PLC 122/2018, considera artesanal o queijo feito com métodos tradicionais a partir de matéria-prima vinda de produtores com até cinco quilômetros da queijaria-núcleo.


Voz dissonante 
Mas, o projeto aprovado gerou controvérsias no Rio Grande do Norte. 
De acordo com a chef e pesquisadora Adriana Lucena, o projeto aprovado “enterra 80% da produção queijeira do Estado do Rio Grande do Norte que Historicamente produz queijos com leite comprado (não produzido na própria fazenda).”

.. E continua... “Uma lástima os Senadores não acatarem a consulta pública, nem consultar as bases e técnicos sobre o assunto antes de votar. Uma lástima os produtores de queijos não se mobilizarem para derrubar essa aberração”, disse ela.


Tribuna do Norte, 27 de junho


atualizado:
A estimativa é que funcionem no Rio Grande do Norte cerca de 450 produtores de queijo artesanal. Eles estão mais concentrados na região do Seridó, com 311 queijeiras que geram renda para mais de mil pessoas. 

A produção mensal dessa cadeia leiteira estimada é de 74 mil quilos de queijos de coalho, 236 mil quilos de queijo de manteiga e 22 mil litros de manteiga de garrafa.

O projeto pretende diminuir a burocracia para que o produtor rural que é responsável pela identidade, qualidade e segurança sanitária do queijo possa vender sua produção no mercado interno e externo. 
A queijaria precisa ser certificada como livre de tuberculose e brucelose e os produtores devem participar de programa de controle de mastite animal; implantar boas práticas agropecuárias; controlar a qualidade da água usada na ordenha; e rastrear os produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário