Home



O processo de revisão do Plano Diretor de Natal atinge uma nova etapa neste próximo sábado (14), com a realização da quinta audiência pública para debater sobre o projeto. O objetivo será apresentar a sistematização das contribuições recebidas da sociedade durante as oficinas por segmento e por região administrativa, ocorridas nos meses de agosto e setembro. O encontro acontecerá no auditório Sesc Cidade Alta, das 8h30 às 14 horas.

Esse momento dará sequência aos amplos debates que estão sendo realizados pela gestão municipal. Na última terça-feira (10), foi realizado um seminário com foco na habitação e na infraestrutura. Já a audiência deste sábado, terá explicações técnicas sobre as normas de sistematização das contribuições recebidas. “Será muito importante, uma vez que a revisão atual é a mais ampla e democrática da história da cidade”, destaca o coordenador dos trabalhos envolvendo o PDN, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita.

Ele conta que já foram enviadas 2.400 contribuições através do site do Plano Diretor, bem como foram mais de 3.000 pessoas participaram das diversas oficinas e fóruns sobre o tema. “Nos reunimos com os moradores de todas as regiões de Natal, também tivemos encontros com representantes de diversos setores ligados à matéria, a participação popular tem sido numerosa, as instituições de ensino e pesquisa também estão envolvidas, temos os órgãos de controle acompanhando todo o processo. Enfim, é um trabalho de muitas mãos pensando no melhor para Natal”, aponta ele.

Após a realização da audiência do próximo sábado, a coordenação dos trabalhos abrirá um novo período para que novas contribuições sejam apresentadas. Esse prazo será aberto de modo online já no próximo domingo (15) e se estenderá até 15 de janeiro de 2020. Na sequência, os trabalhos seguem de acordo com o calendário divulgado pelo grupo gestor de revisão do Plano Diretor da cidade. No próximo dia 21, será realizado o terceiro Seminário de aprofundamento técnico.

Já em 2020, a partir de 07 de janeiro até 17 de fevereiro, acontecerá uma nova sistematização das propostas apresentadas, um novo encontro para o aprofundamento técnico para elaboração da minuta da lei revisada. Em 17 de janeiro, os grupos de trabalho que estão estudando as contribuições realizadas ao longo de todo o processo passarão por um momento de capacitação. Em 18/01, será a vez da reunião com os Conselhos da Cidade, que também passarão por um aperfeiçoamento e ainda terão a oportunidade de apresentar novas propostas ao projeto. Após tudo isso, a expectativa é de que, no dia 18 de fevereiro, a proposta seja enviada para análise no Concidade.

"Estamos empenhados em trazer Natal para a modernidade, construindo um Plano Diretor equilibrado que gere progresso e amplie a preservação do meio-ambiente. Para isso, desde quando iniciamos o processo de revisão, abrimos espaço para a participação de todos os segmentos da cidade abordarem seus pontos de vista, apresentarem sugestões e ajudarem na elaboração da proposta. Estamos conseguindo isso e, ao final desse processo democrático, o município, sairá como o grande vencedor", afirma o secretário Thiago Mesquita.

Poste um comentário

comente aqui..