segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Prefeitura coloca bloco de serviços na rua durante o Carnaval

O Carnaval está chegando e a Prefeitura de Natal coloca na avenida o seu bloco de serviços. Os órgãos da gestão municipal irão trabalhar de forma integrada para oferecer o melhor em estrutura, segurança e limpeza para os foliões curtirem a festa.

A Secretaria Municipal de Defesa Social é uma das pastas que reforçarão a sua atuação ao longo da folia na capital potiguar. A Guarda Municipal de Natal vai disponibilizar um efetivo de 80 agentes de segurança por dia, como também a unidade de videomonitoramento da corporação se revezará entre os polos de Ponta Negra e Petrópolis. 

Os grupamentos GAAM (Grupamento de Ação Ambiental Municipal); ROPE (Ronda de Proteção Escolar); a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e o GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial) vão fazer o trabalho de patrulhamento ostensivo durante o Carnaval, atuando de forma conjunta com as demais forças de segurança como Polícia Militar; Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.


Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)



O setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos irá atuar junto aos comerciantes informais orientando sobre as práticas permitidas e proibidas durante todo o Carnaval 2020. Além disso, será realizado ordenamento prévio dos ambulantes que irão atuar nos polos de Ponta Negra e Petrópolis. Ao todo, 30 agentes irão trabalhar divididos entre os polos Ponta Negra e Petrópolis durante todos os dias do evento. As equipes iniciarão os trabalhos sempre às 17h e atuarão até às 00h.

A Semsur alerta também sobre as principais orientações e todas as práticas permitidas e proibidas aos ambulantes. Dentre elas estão: a proibição de venda e porte de garrafas de vidro; a proibição de venda de produtos em carrinhos; e liberação do uso de caixa térmica de até 17 litros para comercialização dentro da área do público.

Em caso de apreensão, será lavrado Auto de Infração e emitida multa. A recuperação do material apreendido será feita apenas na quinta-feira (27), após o Carnaval, e mediante comprovação do pagamento da referida multa. As mercadorias apreendidas que forem perecíveis serão descartadas e, portanto, não poderão ser retornadas.

A Semsur também vai instalar a iluminação provisória em todos os polos da festa. Além dos locais da realização dos shows, a Semsur atenderá a todas as áreas que receberão blocos e fanfarras. Durante todo o período de carnaval, o órgão irá disponibilizar cinco eletricistas por noite, em caráter rotativo, para possíveis urgências e solicitações que possam vir acontecer.



Assistência Social (Semtas)

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai promover a campanha "Neste carnaval, não deixe o trabalho infantil desfilar". O serviço será realizado pelo serviço especializado em abordagem Social (SEAS) que fará panfletagem sobre os danos do trabalho infantil e divulgará, conscientizando quem for flagrado sobre os riscos que as crianças e adolescentes sofrem quando estão trabalhando. A equipe de abordagem social cadastrará famílias com crianças ou adolescentes identificadas nessa condição para a inclusão nos programas e serviços socioassistenciais que executa. “A mensagem que queremos deixar é da proteção do bem-estar infantil, destacando que lugar de crianças e adolescentes é na escola, longe de qualquer tipo de trabalho”, ressalta a titular da Semtas, Andréa Dias.

Política para Mulheres (Semul e Secom)
A população de Natal já está ansiosa para vestir a fantasia e cair na folia durante o carnaval. E, além da alegria e irreverência, outro ingrediente que não vai faltar na festa é o respeito. A Prefeitura de Natal vai promover durante os sete dias do evento uma campanha de conscientização e combate ao assédio contra as mulheres intitulada #CarnavalSemAssédio.

Promovida em parceria entre a Secretaria municipal de Comunicação (Secom) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), a campanha contará com a veiculação de peças publicitárias nos telões dos palcos dos sete polos da festa. Além disso, os perfis da Prefeitura de Natal nas redes sociais contarão com publicações alertando sobre o tema. Outra forma de divulgação será através da mídia em Bussdor, incluindo os veículos do sistema público de transporte da capital potiguar.


Mobilidade Urbana (STTU)
A Secretaria Municipal de Mob
ilidade Urbana (STTU) definiu a operação de trânsito para o Carnaval 2020. A orientação geral é redobrar a atenção, não misturar álcool e direção, respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito. Quem for beber deve optar pelo transporte público, ônibus, opcional, serviço de táxis ou a carona amiga, recomenda a STTU. O serviço de transporte coletivo vai operar para atender a população que quiser sair de um lado a outro da cidade.

O transporte público ficará operando até o final dos eventos. A STTU disponibilizará o serviço do 156 para emergências e problemas com o sistema público de ônibus, além do site da prefeitura (www.natal.rn.gov.br) que disponibilizará os pontos de bloqueios no trânsito durante os dias de folia. Haverá ainda apoio técnico e operacional com agentes atuando nos polos, nos blocos carnavalescos e nas áreas próximas aos eventos.

Comunicação Social (Secom)
A Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) já vem atuando desde a divulgação da programação oficial da festa. Os perfis oficiais da Prefeitura de Natal estão sendo alimentados diariamente com informações sobre os shows e eventos ligados à festa e esse trabalho será reforçado durante os sete dias de folia. A Secom também disponibiliza o app “Natal Digital” e o hotsite: www.carnavaldenatal.com.br com informações da programação diária de shows e blocos, dicas de trânsito e matérias exclusivas sobre o carnaval da capital potiguar.


Limpeza Pública

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) entra na logística do Carnaval de Natal 2020, em conjunto com outras secretarias do município, disponibilizando cerca de 200 funcionários em todos os polos da festa de momo. A Urbana fará a limpeza, acondicionamento e recolhimento de resíduos sólidos. A previsão é do uso de 6.000 sacos plásticos de 200 litros, 37 loto car de 120 litros, dois caminhões-pipa para a lavagem da área do evento e diversos outros equipamentos para execução da limpeza geral dos polos.

No período de Carnaval a coleta funcionará normalmente, inclusive na Quarta-feira de Cinzas, 26, data em que haverá o tradicional Bloco do Gari, que se concentrará às 9 horas, no posto de combustível na entrada do bairro da Redinha, e sairá às 10 horas com percurso terminando na Praça do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário