quarta-feira, 20 de maio de 2020

População em situação de rua em Natal ganha novo apoio da Prefeitura

Alex Régis  

Com o lema "Ninguém fica para trás", a Prefeitura de Natal disponibilizou mais um local para amparar e acolher jovens e adultos que se encontram em situação de rua na cidade nesse momento de luta contra a Covid-19. Desde a semana passada, o Albergue Noturno, localizado em Petrópolis, foi aberto com espaço 46 leitos, em respeito ao distanciamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Já foram disponibilizados 189 leitos em três unidades dedicadas a essa parcela da sociedade que vive em extrema situação de vulnerabilidade. Além do Albergue, a Escola Municipal Santos Reis, no bairro de Santos Reis, e a Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade da Esperança, são os abrigos disponibilizados. A operação do Albergue Municipal é realizada em uma parceria entre Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a ONG Bom Samaritano e a Sociedade Espírita da Cultura e Assistência.

No Albergue, os usuários têm um período de 15 dias de quarentena, para depois serem encaminhados para os outros acolhimentos que funcionam nos bairros da Cidade da Esperança e Santos Reis. O espaço será rotativo, abrindo novas vagas a cada duas semanas.

Nas unidades, os moradores contam com todo tipo de auxílio, como alimentação, banheiros, lavanderias, fornecimento de álcool gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a Covid-19, além de material de higiene pessoal para os usuários que não aceitam permanecer nos abrigos. Há ainda palestras alertando e orientando como se prevenir para evitar o contágio com o novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde também auxilia nesse trabalho, com o Consultório de Rua, consultas médicas, odontológicas, medicações e vacinas (tendo todos os abrigados já vacinados contra a Influenza). A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), por sua vez, atua fornecendo professores de educação física, para a realização de atividades físicas e esportivas.

A secretária Andréa Dias, titular da Semtas, ressalta a importância desse processo de acolhimento. "A Prefeitura do Natal entende que neste momento de pandemia e de muitas demandas sociais é importante unir esforços, para que possamos ofertar serviços que garantam o direito destes usuários, que é a população que se encontra em situação de rua tendo a chance de ter todo o tipo de assistência social", afirma.

Para dúvidas e informações à população, a Semtas criou uma Central de Atendimento composta pela equipe do Serviço de Abordagem Social (Seas). A Central está disponível, de domingo a domingo, das 10h às 22h, através dos telefones 98870-3861 e 98870-3327.

Nenhum comentário:

Postar um comentário