Home

Criado pelo IMD e Ministério Público, app funciona de forma combinada com Programa Nota Potiguar


A plataforma Tô de Olho, criada pelo Ministério Público Estadual em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), com o objetivo de monitorar o isolamento social no estado, incluiu ontem uma nova funcionalidade que permite ao cidadão checar com precisão se teve contato com alguém contaminado com o Coronavírus.

Isso é feito por meio do cruzamento de dados das compras realizadas pelo cidadão. O sistema verifica se o local onde a pessoa esteve também foi frequentado por alguém com a confirmação de contágio com o Coronavírus nos últimos 14 dias. Leva-se em conta uma distância de até 50 metros e um intervalo de tempo de 30 minutos.

Nota Potiguar

Essa verificação é possível graças a uma outra parceria, que vem sendo feita com o Programa Nota Potiguar, do Governo do Estado. Ao acessar o aplicativo do Nota Potiguar, o usuário vê uma mensagem perguntando se concorda em compartilhar seus dados com o Tô de Olho. Assim procedendo, seu CPF – cadastrado nas notas fiscais das vendas – é incorporado no banco de dados, permitindo a determinação de horário e localização.

Dessa forma, o usuário pode checar no aplicativo Tô de Olho se teve contato com alguém contaminado pelo Coronavírus e tomar as precauções necessárias de isolamento, visando evitar a possível disseminação da doença.



QR Code

Um dos coordenadores da plataforma junto ao IMD, o professor Nélio Cacho, informa que a partir desta semana começará a ser implementada uma nova função ao Tô de Olho, que é a disponibilização da checagem do status do usuário, quanto ao risco de contágio, por meio de QR Code, sigla em inglês para “código de verificação rápida”.

Desse modo, será possível para uma instituição, por exemplo, fazer uma checagem rápida se determinada pessoa teve ou não proximidade com alguém infectado pelo vírus. “Isso vai permitir que se faça um isolamento seletivo, contribuindo para a criação de protocolos de segurança”, explica o docente.

Os aplicativos podem ser baixados no celular através dos seguintes links: Nota Potiguar e Tô de Olho. Também é possível se cadastrar no Tô de Olho por meio deste site.

Poste um comentário

comente aqui..