Home


Águas da transposição do Rio São Francisco chegam ao último ...
A conclusão da obra de transposição do rio São Francisco, no sentido do Rio Grande do Norte, foi o tema da videoconferência realizada na tarde desta sexta-feira (12) com a direção da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e parte do secretariado e equipe técnica do Governo do RN, das áreas de recursos hídricos, planejamento e estratégias e metas. O presidente do órgão federal, Evaldo Cruz Neto, dirigiu a reunião, que foi marcada a pedido da chefe do Executivo estadual.

“O Rio Grande do Norte está pronto para trabalhar de mãos dadas. Estamos avançando nas ações para conter a covid com o Pacto pela Vida, com o qual conseguimos aumentar a taxa de isolamento social. Mas desde antes da pandemia, nossa equipe de gestão dos recursos hídricos tem feito um trabalho muito seguro nessa área”, disse a governadora. Após os cumprimentos, ela reafirmou a importância da conclusão da obra de transposição para o Estado, porém, ressaltou que para se tornar realmente eficiente e válida para o RN, deve-se também incluir no projeto o ramal Apodi-Mossoró.

Para contextualizar o andamento das obras de recursos hídricos, ela citou o empenho de gestores presentes à reunião como Paulo Varella, que integrou o quadro da Agência Nacional da Água (ANA) e atualmente é um dos técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), bem como o titular João Maria Cavalcanti; o presidente da Caern, Roberto Linhares, e os demais participantes como Fernando Mineiro (secretário de Gestão de Metas e Projetos), à frente do programa Governo Cidadão, e de Aldemir Freire, do Planejamento e das Finanças (Seplan), com quem o governo tem protagonizado um diálogo proativo junto à Sudene, ao MDR (Ministérios do Desenvolvimento regional) e ao DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca). 

O presidente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, disse que o Governo do Estado deverá apresentar todos os projetos de arranjo produtivo existentes no RN para que a superintendência possa fazer a ponte com o governo federal, e citou projetos da iniciativa privada que envolvem energias sustentáveis. Quanto às obras em andamento e os projetos que possam ser executados com apoio do órgão, ele pediu aos secretários presentes para elencar as prioridades, principalmente aquelas que já estão concretizadas em projeto executivo.

“A depender do que o Estado passar em termos de prioridade, a gente vai ver algum recurso extra para isso. Nós não teríamos orçamento para 2020, mas tentaremos recurso extra orçamentário para encaminhar o que for apresentado ou ainda tentar emendas ou tentar incluir no orçamento de 2021”, disse.

Ele agradeceu à governadora, pela forma com que ela tem se reportado à presidência da Sudene, para tratar das demandas do RN. “Obrigado pela atenção da senhora, que desde a primeira ligação tem sido bastante atenciosa. O que estiver ao nosso alcance, podem ter certeza de que vamos fazer”. 

O secretário João Maria Cavalcanti informou que tem se reunido com gestores da Paraíba, do Ceará e de Pernambuco a fim de apresentarem projetos unificados. “Estamos fazendo um plano de bacias hidrográficas”, adiantou. Titular da Infraestrutura, Gustavo Coelho citou o projeto de infovia, uma rede que deverá conectar e facilitar o tráfego da comunicação pela região Nordeste, e o secretário Fernando Mineiro propôs que a próxima reunião seja focada em função do orçamento do órgão.

Assecom-RN

Poste um comentário

comente aqui..