Home

Ônibus iluminados para o Natal começam a circular na cidade ...
NOTA
Natal, 22 de Junho de 2020 - 

Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN) fez um apelo público ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (SINTRO), para a perfeita compreensão do atual momento em que vivemos e suspendessem, enquanto perdurar o estado de emergência sanitária causada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), a greve agendada para esta segunda-feira (22).

Contudo, o convite para o bom senso foi completamente ignorado pelos integrantes do SINTRO-RN. Resultado: frota zero nas ruas de Natal nesta segunda-feira. Uma barreira de sindicalistas e movimentos políticos nas portas das garagens impedindo a saída dos ônibus.

O SETURN repudia com veemência a narrativa de que há descumprimento de direitos por parte dos empregadores, pois sabe-se que é plenamente possível a circulação de ônibus sem cobradores, como já decidido inúmeras vezes pela justiça.

É preciso ter consciência da responsabilidade social do setor para continuarmos, juntos, a promover com segurança o transporte de milhares de pessoas diariamente, em meio a essa pandemia. Depende de nós o deslocamento de pessoas na cidade e o perfeito funcionamento de hospitais, clínicas médicas, postos de combustível, supermercados, farmácias, entre outras atividades consideradas essenciais neste momento emergencial.

Soa despropositado aproveitar-se desse período de caos social e fragilidade econômica para pressionar com uma greve a manutenção das atuais conquistas e ampliação de direitos, como reajuste salarial com ganho real de 8%, auxílio aposentadoria, redução de jornada de trabalho sem redução salarial, plano odontológico e benefício social sindical. Sobretudo quando o SINTRO utilizou dos caminhos legais e apresentou ao Tribunal Regional do Trabalho um dissídio coletivo de natureza econômica.

O SETURN está disposto a sentar em mesa de negociação, com a mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN) e a participação da Prefeitura do Natal, buscar entendimento para evitar o iminente colapso, preservar o emprego e repactuar as receitas e despesas da atividade.

Natal/RN, 22 de junho de 2020.

Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal - SETURN

Poste um comentário

comente aqui..