segunda-feira, 22 de junho de 2020

Prefeitura fará nova etapa de testagem rápida para profissionais de saúde de Natal

Em continuidade à testagem de Covid-19 voltada aos profissionais da saúde, a Prefeitura de Natal está reiniciando nesta segunda-feira (22) os exames aos servidores nos Distritos Sanitários. A estratégia do teste, com objetivo de identificar e tratar possíveis servidores contaminados pelo coronavírus, já aconteceu na Rede de Urgência e Emergência da capital, no início deste mês, e agora chega às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas. 

Os Distritos Sanitários Norte I e Norte II, que compreendem a Zona Norte, serão os primeiros a receber a ação. A Secretaria Municipal de Saúde reservou três dias de testagem para cada Distrito. A testagem será iniciada no Norte I a partir das 13h, desta segunda-feira (22) e segue até quarta-feira (24). Na quinta-feira (25), será a vez do Norte II. Uma equipe laboratorial fará o teste rápido nos servidores da sede do Distrito.

Os indivíduos que apresentarem IGM positivo no resultado serão orientados pela equipe médica para definir estratégia adequada no tratamento da doença. Essa medida reforça a diminuição do contágio e também condiz com o cuidado da Prefeitura com quem está na linha de frente da saúde.

"Esse teste rápido é uma preocupação a mais que temos com a saúde dos nossos servidores nesse período da pandemia. Ele é simples e o resultado está disponível no mesmo dia. Através de uma gota de sangue, a gente consegue ver quem está com a doença ativa e também quem já teve contato com o vírus para que a gente possa tomar as medidas necessárias", informa a secretária-adjunta da SMS, Rayanne Araújo.

Parceria com UFRN

Além desses testes rápidos, os servidores de Saúde de Natal vão ter acesso nos próximos dias a outros meios para detectar casos de Covid-19. Em ação conjunta com a UFRN, a Prefeitura vai ampliar a testagem molecular para servidores e também para usuários da rede pública de Saúde do Município.

Os testes já vinham sendo realizados nas quatro Unidades de Pronto Atendimento em Natal e no Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, além do Hospital de Campanha. O trabalho alcançava a média de 80 testes, diariamente. Média que vai praticamente triplicar com a ampliação dos diagnósticos, permitindo a testagem de 220 pessoas por dia.

Em outra frente, a Prefeitura vem fazendo testes rápidos voltados para idosos e pessoas com comorbidades comprovadas. A testagem em massa para esses públicos é feita desde a semana passada, em sistema de drive thru, sem que as pessoas precisem sair de seus carros. A primeira etapa foi realizada na Arena das Dunas e a segunda começará nesta terça (23), no ginásio Nélio Dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário