quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Governadora e embaixador dos EUA discutem parcerias em quatro áreas

A  governadora Fatima Bezerra recebeu hoje o embaixador americano Todd Chapmam e a cônsul-geral dos EUA no Recife-PE, Jessica Simon para iniciar parcerias em áreas como turismo, geração de energia, infraestrutura, ensino de inglês, práticas educacionais, segurança pública e intercâmbio cultural, em especial pela histórica conexão do RN com os estadunidenses.
Covid-19: Os EUA encerram restrição de voos provindos de China, Brasil, Reino e quase toda Europa
“É muito importante para nós sairmos dessa reunião com o encaminhamento dos protocolos. Vamos estreitar relações com embaixada e o consulado no Recife para fazer o trabalho e já no próximo encontro queremos assinar os protocolos”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

O embaixador Todd Chapman, que está no Brasil desde o fim de março, afirmou que a aproximação do órgão diplomático com o Nordeste é uma decisão estratégica e prioritária. O diplomata está realizando uma viagem pela região, onde já visitou Pernambuco e Paraíba. “Vamos concentrar esforços em fazer acontecer essa parceria. Quero trabalhar com o Consórcio Nordeste, é importante ter uma maneira de promover a região que muitos ainda não conhecem”, ressaltou Chapman.

Ele ainda propôs uma viagem do Consórcio aos EUA, passando por Miami, Nova Iorque e Washington, nos moldes do que foi feito na Europa em 2019, para reuniões de negócios com investidores e empresas.

“Vamos pensar essa viagem, que já estava no nosso radar, para 2021. Semana que vem levo a pauta para a reunião dos governadores e já começamos os encaminhamentos”, garantiu Fátima.

CULTURA E HISTÓRIA

Outro ponto tratado entre a governadora e o embaixador foi o Complexo Cultural da Rampa. Local que marca o ponto alto da ligação histórica entre o RN e os EUA, pois foi lá onde em 1943 se encontraram os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt para selar a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, a Rampa terá suas obras concluídas em dezembro.

A área abrigará um museu contando a história potiguar nos conflitos e um memorial da aviação. “Nosso grande desejo é estabelecer uma parceria para o Museu da Rampa e que, pelo simbolismo histórico, envolva os americanos. Nenhum outro estado do Brasil tem um destino turístico e histórico tão importante como esse”, comentou a chefe do Executivo.

Formado em história, o embaixador assegurou que a criação de uma parceria envolvendo a Rampa será encaminhada. “Apenas recentemente conheci essa importante história. Estamos abertos a qualquer sugestão e com ânimo para juntos fazermos mais pelo RN, trabalhar para sermos sócios. Resgatar essa história é objetivo prioritário, será como reativar o acordo da guerra”, completou.

Ainda participaram do encontro o vice-governador Antenor Roberto, os secretários de Estado da Educação, Getúlio Marques, do Turismo, Ana Maria Costa, da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo, e do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e o diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto.


Com informações da assessoria do governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário