Home

por/Isabela Santos
jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Baixar as tarifas gradativamente até viabilizar passagens gratuitas no transporte público de Natal é uma das principais promessas de campanha do candidato a prefeito senador Jean (PT). Especialista em energia eólica, ele quer usar energia renovável em ônibus elétricos.

De acordo com o programa de governo da chapa que tem como vice o advogado Estrela (PT), o Sistema Integrado de Mobilidade (Passe Livre – SIM/Natal) é baseado em três pilares. Começa com o reordenamento e a integração do sistema de transporte coletivo urbano e metropolitano, com estações de integração e guarda de veículos leves.


O segundo pilar diz respeito à implantação de novas concessões e permissões para a operação dos vários modais urbanos. E o terceiro é a implantação do sistema unificado de bilhetagem e tarifação em chip ou aplicativo próprio.

A medida deve ser viabilizada financeiramente a partir de uma fonte que Jean entende bem: a energia eólica. Jean Paul é um dos empresários mais influentes no setor de energia renovável no Brasil e quando foi Secretário de Energia do Rio Grande do Norte levou o estado à autossuficiência energética, assegurando mais de 10 bilhões de reais em investimentos.

A ideia é que a Prefeitura adquira energia eólica produzida no estado a um custo mais baixo que o combustível. “Para ter o direito de vender energia para a Prefeitura, as eólicas vão ajudar a financiar ônibus elétricos modernos. Com fontes renováveis, baixo custo debaixo custo de manutenção e novas receitas, vamos conseguir baixar as tarifas gradativamente até a passagem ficar de graça”, promete em propaganda eleitoral, lembrando que a saída é moderna e favorece as pessoas, o meio ambiente e a economia.

Poste um comentário

comente aqui..