Home

Relato sobre o salvamento de uma tartaruguinha 

No dia 27 de outubro de 2020, a Equipe de Resgate do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) recebeu a notificação sobre um encalhe de uma tartaruga verde (Chelonia mydas) na praia de Canto da Barra – Fortim/CE.

O resgate contou com o apoio da equipe do Corpo de Bombeiros da região de Aracati, sendo mantido em local seguro até a chegada da equipe do PCCB. Considerado filhote, com 14,2 cm de comprimento curvilíneo do casco e pesando 300 gramas, o espécime foi transferido para a Centro de Reabilitação de Fauna Marinha (PCCB-UERN), em Areia Branca, Rio Grande do Norte para avaliação clínica, tratamento veterinário e posterior soltura em ambiente natural.



Após exame físico verificou-se que o animal apresentava lesões características de interação direta com a atividade de pesca, motivo responsável pela amputação total da nadadeira anterior esquerda, e marcas de emalhe por rede de pesca na região cervical.

Nas primeiras 48 horas o animal demonstrou-se apático e letárgico, e após manobras terapêuticas passou a eliminar secreção pela boca e narina, indicando um quadro sugestivo de afogamento. A partir do terceiro dia a tartaruga passou a responder clinicamente ao tratamento veterinário instituído, sendo possível manter o animal na água e oferecer itens alimentares naturais. Assim que foi possível manter o animal na água, já bastante ativa e desenvolvendo atividades motoras (natação) sem dificuldades, mesmo não apresentando uma das nadadeiras, o animal começou a ter grande interesse alimentar por todos alimentos ofertados: camarão, peixes e algas marinha.

A rápida adaptação do animal a perda do membro, assim como evolução clínica, após tratamento veterinário, a tartaruga recebeu alta médica e encontra-se apta para ser devolvida ao ambiente natural no dia 04.11.2020. O PCCB-UERN agradece ao Corpo de Bombeiros de Aracati, aos colaboradores a todos os profissionais envolvidos pelo apoio prestado no atendimento deste animal.



Poste um comentário

comente aqui..