Home

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que não há nenhum caso de óbito confirmado no Rio Grande do Norte de criança ou adolescente acometido pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada temporalmente à Covid-19.

Dos 23 casos notificados para a doença, 11 foram confirmados e 12 descartados (sendo que 11 crianças receberam alta e uma evoluiu para óbito). Já os casos confirmados aconteceram nos municípios de Mossoró (3), Natal (3), São Gonçalo do Amarante (2), Apodi (1), Nísia Floresta (1) e Touros (1), todos receberam alta hospitalar.

A Sesap ressalta que já entrou em contato com o Ministério da Saúde solicitando a correção no boletim divulgado e que o caso confirmado pelo órgão, na verdade, estava em investigação e, posteriormente, foi descartado.

O boletim epidemiológico da SIM-P mais recente data de 6 de novembro e está disponível no site da Sesap: https://bit.ly/2IkUGaA

SIM-P
A Sesap está monitorando os casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, uma doença considerada rara que pode estar associada ao coronavírus. Os sintomas da SIM-P podem aparecer até quatro semanas após a exposição à Covid-19 em crianças e adolescentes de zero a 19 anos e consistem em febre persistente, conjuntivite, edema em extremidades, manchas no corpo, dor abdominal, manifestações gastrointestinal (vômito e diarreia) e elevados marcadores inflamatórios, sendo que os sintomas respiratórios nem sempre estão presentes.

Poste um comentário

comente aqui..