Home


Os 60 usuários acompanhados pelo Centro-Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), terão agora à sua disposição dois micro-ônibus adaptados para dar suporte, apoio e auxiliar na locomoção deles para a realização das atividades de lazer, bem-estar e saúde. Os veículos foram adquiridos pela Prefeitura de Natal com recursos oriundos de emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Walter Alves, através Ministério das Cidades e do programa de estruturação de rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O Centro-Dia oferece apoio para que os familiares possam realizar outras tarefas, enquanto a pessoa com deficiência participa das atividades dentro do espaço dedicado a ela, construindo independência e inclusão social. Os usuários atendidos e acolhidos nas unidades do Centro-Dia são jovens e adultos entre 18 a 59 anos, que recebem apoio de uma ampla equipe de profissionais com coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, assistente administrativo, orientadores educacionais e equipe de apoio. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

“Nossos usuários recebem todo o apoio necessário para a realização de atividades e desenvolvimento social. Estamos realizando um antigo sonho, tanto nosso, como de nossos usuários, com a chegada destes veículos. A Semtas ganha um importante reforço para a ampliação do transporte de usuários com mobilidade reduzida, adaptado e seguro, além de apoiar também as equipes da assistência social para que possam atender da melhor forma nossos usuários e sua locomoção”, define a titular da Semtas, secretária Andréa Dias.

Em virtude da pandemia, a equipe do Centro-Dia passou a atender as pessoas em domicílio. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Ângela Melo, esse meio de transporte atende a um antigo pleito dos usuários do serviço. “A chegada desses micro-ônibus adaptados representa um avanço significativo na prestação do nosso serviço. Vamos ter condições de oferecer mais conforto e mobilidade para os nossos usuários. Não tenho dúvidas de que isso vai impactar de forma muito positiva no avanço, desenvolvimento e na qualidade de vida de todos eles”, destaca a diretora.

Poste um comentário

comente aqui..