quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Em nota conjunta, Governo e Prefeitura confirmam 1 caso de reinfecção por coronavírus

Em nota conjunta divulgada nesta quarta-feira (09), as Secretarias de Saúde do Estado e da Prefeitura do Natal confirmam o primeiro caso de reinfecção por coronavírus em uma profissional de saúde que trabalha no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

A paciente "apresentou um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) em 17 de junho de 2020, tendo coletado amostra para realização de um teste de RT-PCR no estado da Paraíba em 23 de junho de 2020, portanto, em tempo oportuno. O resultado do teste foi positivo, e a paciente cumpriu o seu período de isolamento recomendado com posterior recuperação. 

Em 11 de outubro de 2020 a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal (astenia, mialgia, cefaleia frontal e distúrbios gustativos e olfativos), com coleta de amostra para realização de um novo teste de RT-PCR em 13 de outubro de 2020, também no estado da Paraíba, o qual também obteve um resultado positivo". 

Os materiais das duas coletas foram encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro que constatou a presença de linhagens distintas do vírus SARS-CoV2 nas amostras coletadas.

As linhagens do vírus detectadas estão em circulação no Brasil, segundo estudos realizados por unidades de pesquisa nacionais.

As secretarias reforçam que "as medidas de biossegurança precisam ser adotadas , como o uso correto de equipamentos de proteção individual em todos os momentos de sua atividade laboral".

Ao final, é informado que existem 9 casos foram notificados sendo 05 em investigação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário