Home

foto:Elisa Elsie

Em entrevista coletiva no auditório da Governadoria, em Natal, a governadora Fátima Bezerra informou  que vai rever as autorizações já concedidas para eventos públicos, reunir os prefeitos a partir da próxima segunda feira (07) para tratar das ações comuns para conter a contaminação, iniciar a pesquisa inquérito sorológico visitando sete mil residências para identificar o perfil e a contaminação familiar, reativar 89 leitos de atendimento exclusivo à Covid, ampliar o transporte sanitário e dispensar do expediente os servidores estaduais acima de 60 anos portadores de comorbidades.


"Nosso Governo tem compromisso com a vida e com a proteção da sociedade. A secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem constatando o aumento de casos que repercutem na ocupação de leitos. Portanto, para manter a pandemia sob controle, estamos tomando estas medidas e esperamos contar com a adesão da população para o uso da máscara, higienização constante das mãos, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações", destacou a chefe do Executivo estadual.


Casos Covid no RN

A Sesap registrou até a manhã desta sexta-feira (4), 97.098 casos confirmados, descartou 243.874 casos e tem outros 44.842 suspeitos de contaminação pelo coronavírus. São 2.715 óbitos confirmados pela Covid-19, sendo um deles nas últimas 24h, e mais 405 mortes em investigação.

Região Metropolitana

A ocupação geral dos leitos de UTI Covid na rede pública é de 60%, com 114 pessoas internadas. A Região Metropolitana está com 53% de ocupação, o Alto Oeste está com todos os nove leitos de UTI ocupados, enquanto que no Oeste/Vale do Açu a ocupação está em 78%. Já no Agreste não há nenhuma pessoa internada, no Potengi há 62% de ocupação e o Seridó com 56%.

No total, somando leitos públicos e privados, tanto UTI como clínicos, entre casos confirmados e suspeitos, há 370 pessoas internadas no RN.

NOVA GESTÃO DE LEITOS DE UTIs

Ainda nesta sexta-feira, a governadora Fátima Bezerra visitou e participou da solenidade de entrega das UTIs dos hospitais Dr. João Machado (HJM), em Natal, e o Regional Dr. Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba.

Nas duas unidades, o Governo do Estado assumiu a gestão dos leitos Covid no mês de dezembro, antes sob a responsabilidade da Oscip Avante Social (Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde) que operava 30 leitos de UTI desde meados de maio – 20 leitos no Hospital Dr. João Machado e 10 no Regional de Macaíba.

Agora os leitos passam a ser administrados pela Sesap, com servidores do Estado, e investimento de R$ 1,9 milhão em equipamentos para equipar as unidades hospitalares e seguir com os leitos em operação.

A secretária adjunta da Saúde Pública, Maura Sobreira, destacou que o HJM tem 150 leitos, sendo 70 psiquiátricos, 20 de UTIs, 30 de clínica geral e 30 de observação. 

O investimento no Hospital Regional de Macaíba é de mais de R$ 810 mil (entre os já licitados e a serem licitados) para aquisição de ventiladores pulmonares, mesas, microscópio laboratorial, carro para material de limpeza, secadora e lavadora de roupas. O Hospital vai voltar a realizar cirurgias eletivas.

“Com o atual crescimento da pandemia, esses leitos só vem a corroborar para a assistência integral à saúde dos usuários do SUS. Nos últimos 10 anos essa instituição não recebeu tanto investimento tecnológico como na gestão da 


EXPANSÃO DA REDE COVID

Diante do quadro atual, o Governo vai expandir a rede de leitos COVID em 89 leitos até o dia 30 de dezembro. São 53 leitos de UTI e 36 clínicos. A maior expansão será nas regiões Oeste e Alto Oeste, com 27 leitos, seguido da Região Metropolitana, com mais 20 leitos a serem abertos.

Distribuição dos 89 leitos – 53 UTI e 36 clínicos:

Região Metropolitana - 20
10 UTI + 10 clínicos - Hospital João Machado.

Região Seridó – 10 leitos
10 UTI - Hospital Regional do Seridó

Região Oeste e Alto Oste – 27 leitos
01 UTI + 10 clínicos - Hospital Regional de Pau dos Ferros
10 UTI - Hospital São Luiz e 6 clínicos - Hospital Regional de Assu.

Região Mato Grande/Agreste - 16 leitos
10 UTI - Hospital Regional de João Câmara.
6 UTI - Hospital Regional de Santo Antônio.


Região Potengi – 16 leitos
6 UTI e 10 clínicos - Hospital Regional de São Paulo do Potengi.

A governadora também anunciou a retomada das ações do Pacto pela Vida e ações do RN Mais Protegido como a distribuição de máscaras. Até agora foram distribuídas 6 milhões de máscaras e mais 300 mil serão distribuídas nos próximos dias. 

"Volto a dizer: precisamos de um novo esforço de cooperação para o cumprimento rigoroso das normas protetivas. A sociedade precisa voltar a cumprir as medidas de proteção e evitar aglomerações", registrou Fátima Bezerra.

Poste um comentário

comente aqui..