Home

A comunidade escolar da rede pública de ensino da capital potiguar tem à disposição um importante aliado em segurança pública. Há seis anos, as 146 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do Município contam com o apoio fundamental das equipes da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN), que executam um trabalho de segurança preventiva para proteger alunos, pais, professores e funcionários.

A iniciativa é um sucesso e acontece por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME). “O esforço conjunto vem alcançando o objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades”, define o prefeito Álvaro Dias.

A Ronda Escolar da Guarda Municipal conta diariamente com uma estrutura composta por viaturas e guardas municipais, que em seus dias de folga recebem diárias operacionais para executarem o patrulhamento preventivo. Todas as escolas municipais são patrulhadas 24h e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.

A estratégia de atuação das equipes da Rope se baseia em três pilares. O primeiro é o trabalho de patrulha e visitas regulares em todas as unidades da rede pública do Município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, estão as ações sociais preventivas em que os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e aliado no combate à violência.

Ao longo desse período, o grupamento passou a ser imprescindível nas escolas municipais, devido ao trabalho de policiamento comunitário que une Guarda Municipal, gestão escolar, servidores e estudantes, criando

um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “O Rope é o braço de proteção das escolas municipais, não somente garantindo a segurança da comunidade escolar, mas também agindo de maneira humanitária durante todo esse período de pandemia, contribuindo na organização e na distribuição de cestas de alimentos às famílias dos nossos estudantes”, enaltece a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Mônica Santos.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, alerta e destaca que os benefícios do patrulhamento do Rope são bem mais amplos, contemplando toda a cidade . “Todas as áreas das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esporte, com o intuito de prevenir atos criminosos e de violência. Esse trabalho já é responsável pela diminuição do número de arrombamentos, de vandalismo e de violência praticada dentro das escolas municipais de Natal”, contabiliza o comandante.

Poste um comentário

comente aqui..