Home

                                                   Joana Lima 
A Cidade Alta, berço de Natal, sempre foi um grande ponto de comércio e lazer da capital, além de abrigar construções históricas e uma tradição boêmia e cultural quase centenária. Ao longo das décadas, sofreu um período de desvalorização, mas ações continuadas da Prefeitura de Natal tem buscado devolver ao Centro a vitalidade do passado. A região vai ganhar agora um novo projeto de iluminação pública.

Enquanto área de intenso fluxo urbano (são aproximadamente 2,2 mil domicílios e mais de 700 pontos comerciais ativos), o Centro Histórico da capital necessita de ações em várias frentes, e a Prefeitura está investindo em obras de infraestrutura de recuperação das principais vias do bairro, incluindo o recapeamento asfáltico recentemente concluído e a criação de áreas de convivência e circulação de pessoas.

A requalificação da Cidade Alta iniciou com a reforma do Beco da Lama e do Espaço Ruy Pereira, que se tornaram espaços atrativos para a cultura e os novos negócios. O próximo passo é tornar o bairro mais seguro e ativo com a melhoria e modernização da iluminação.

O projeto será iniciado pelo Beco da Lama e Rua Coronel Cascudo e estão previstas readequações de iluminação também nas avenidas Princesa Isabel, Deodoro da Fonseca, Rio Branco, assim como no largo da antiga Junqueira Aires, hoje Av. Câmara Cascudo, nas ruas Padre João Manoel, Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Santo Antônio, Rua Dom Pedro, Ulisses Caldas, Praça André de Albuquerque, Rua Sete de Setembro e Rua da Conceição.

O prefeito Álvaro Dias destaca que a modernização da iluminação vai “impactar diretamente na melhoria da segurança dos que vivem, trabalham e frequentam a Cidade Alta. O Centro Histórico e comercial de Natal merece atenção contínua da Prefeitura, por isso integramos ações que não apenas melhorem a infraestrutura da área, mas a tornem um local com mais segurança de tráfego e, ainda, mais aprazível, para o lazer do natalense”, comentou.

As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Natal através de ações conjuntas das secretarias municipais de Obras Públicas e

Infraestrutura (Semov), Serviços Urbanos (Semsur) e Mobilidade Urbana (STTU), com a cooperação da Cosern e Caern na logística de fiação e drenagem. O projeto engloba principalmente a troca das lâmpadas atuais por luminárias de LED de alta potência. Segundo o setor técnico da Semov, o projeto e a execução desta primeira etapa devem estar concluídos em até 30 dias.

O secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Daniel Marinho, afirma que a modernização da iluminação também vai incidir na redução de custos aao erário do município. As luminárias de LED são mais econômicas e isso afeta diretamente nas contas de energia. Ele explicou que ao prover a redução dos custos, “o valor de sobra poderá ser utilizado para investir em outras áreas da cidade”.

Para Marinho, será uma obra que trará benefícios para todos. “As ruas ficarão mais seguras e isso oferece aos comerciantes a possibilidade de deixarem suas lojas abertas por mais tempo. A melhoria da iluminação também ajuda no movimento noturno do Centro. Traz mais vida a uma área que já é bastante frequentada pelos natalenses”, vislumbra.

Poste um comentário

comente aqui..