Home

Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira, 24, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias fez discurso em homenagem a comemoração dos 71 anos do jornal Tribuna do Norte. Para Tomba, o matutino diário representa um sonho do seu fundador, o ex-governador Aluízio Alves, que "deu vida até os dias atuais a uma escola de jornalismo chamada Tribuna do Norte".


"Nestes tempos difíceis em que vivemos, onde se politiza até mesmo tragédias como uma pandemia, e nas redes sociais cresce de forma avassaladora a nefasta indústria da FAKE NEWS, é um privilégio ver em plena atividade em nosso estado um veículo de comunicação “setentão”, que tem como principal matéria prima a verdade dos fatos e a responsabilidade de levar aos leitores notícias com credibilidade", enfatizou em sua fala.


Tomba Faria disse ainda que a Tribuna do Norte trilhou ao longo dos últimos anos um caminho inverso ao que percorreu outros jornais, que não conseguiram sobreviver ao advento da internet.


"Foi assim com o famoso “Jornal do Brasil”, uma lenda da imprensa nacional, que em março de 2019 chocou o mundo da comunicação ao anunciar a paralisação de suas impressoras. Prestes a completar 90 anos de fundação, um “monstro sagrado” do jornalismo econômico, o jornal "Gazeta Mercantil", também deixou de circular em maio de 2009", lembra.


Enfatizando que ao longo de sua existência a TN nunca abriu mão de seu principal capital – "o compromisso com a verdade", Tomba destacou a luta de proprietários e profissionais para levar adiante o jornal, enfrentando as diversas crises econômicas pelas quais o Brasil passou.


A Tribuna soube se impor diante das adversidades econômicas, fortaleceu parcerias, continuou investindo no bom jornalismo, aliou-se ao mundo digital e conseguiu se manter em circulação, fazendo jus ao seu mais tradicional slogan: “O Melhor Jornal, Para o Melhor Leitor”, assinalou.


Para Tomba, o ex-deputado federal Henrique Alves foi parte importante na construção da história de sucesso da Tribuna do Norte. "Não poderia deixar de citar o ex-deputado federal Henrique Alves, que junto com tios, primos e demais familiares, manteve até hoje acessa a chama do sonho que o patriarca Aluízio Alves transformou em realidade", destacou.


O parlamentar municipalista enalteceu ainda os profissionais - "os atuais e os de gerações passadas" - que contribuíram para que o jornal se tornar-se referência em jornalismo.


"Dos atuais aos antigos repórteres e colunistas, das máquinas de escrever que viraram peças de museu, ao site alimentado em tempo real, a TRIBUNA DO NORTE continua sendo referência de jornalismo para as novas gerações que optaram pela carreira de jornalista profissional", ressaltou.


Encerrando o pronunciamento, Tomba Farias disse ainda que também são dignos de todas as homenagens os vários profissionais de jornalismo que, agora e no passado, "exercem e exerceram com maestria" a missão de levar adiante o legado de Aluízio Alves.

A “cria” de doutor Aluízio Alves não morreu. Sobreviveu aos “anos de chumbo” do arbítrio, enfrentou as diversas crises econômicas pela quais o País atravessou, entrou na era da chamada “internet das coisas”, sem abrir mão de continuar sendo sinônimo de relevância para a imprensa do Rio Grande do Norte. A longevidade e o sucesso do jornal TRIBUNA DO NORTE é a soma de uma série de fatores, como o comprometimento e o trabalho talentoso desenvolvido pelas diversas gerações de profissionais que cruzaram os corredores da sede da Tavares de Lira, ao longo de décadas", disse.

Poste um comentário

comente aqui..