Home

Medida ocorre após mudança de orientação do Ministério da Saúde, no fim de semana. Estado distribui doses nesta segunda-feira (22).

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, afirmou nesta segunda-feira (22) que o estado vai distribuir todas as doses que eram armazenadas para segunda aplicação da vacina contra Covid-19 aos municípios potiguares.

O Ministério da Saúde mudou a orientação e autorizou, neste fim de semana, que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose sejam utilizadas imediatamente como 1ª dose. Segundo a pasta, o objetivo é ampliar o número de vacinados no Brasil.

“Houve essa nova orientação do Ministério para que houvesse distribuição de todas as doses para a primeira dose e não guardar estoque para a segunda dose. Com isso, a gente vai estar tendo condições de iniciar essa ampliação (da vacinação) ao longo da semana, porque recebemos lotes de vacinação no fim de semana”, afirmou o secretário de Saúde em entrevista ao Bom Dia RN.

No fim de semana, o estado recebeu 81,7 mil doses e informou que vai distribuir cerca de 120 mil na tarde desta segunda-feira (22). A previsão é de que os lotes saiam de Natal por volta das 13h.

Pela orientação antiga, cerca de 50% das doses de CoronaVac recebidas no fim de semana ficariam armazenadas para garantir a segunda dose. O estado também havia guardado 50% das doses recebidas na semana passada.

O estado recebe e distribui as vacinas aos municípios, que são responsáveis pela aplicação do imunizante.

Doses recebidas no RN
18 de janeiro – Coronavac: 82.440 doses
24 de janeiro – Oxford: 31.500 doses
24 de janeiro – Coronavac: 14.600 doses
07 de fevereiro – Coronavac: 46800 doses
24 de fevereiro – Oxford: 35.500 doses
25 de fevereiro – Coronavac: 19.400 doses
03 de março – Coronavac: 40.800 doses
10 de março – Coronavac: 43.200 doses
17 de março – Coronavac: 74.600 doses
20 de março – Oxford: 16.500 doses
20 de março – Coronavac – 65.200 doses

Neste sábado (20) o Ministério da Saúde anunciou a distribuição aos estados de 5 milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19 e disse que todas elas deverão ser usadas como primeiras doses, ou seja, não será necessário guardar metade dos imunizantes para garantir a aplicação da segunda dose.

Em nota, a pasta informou que “a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores”. Decisão levou em consideração a previsão de entrega das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

Trata-se de uma nova mudança na orientação do Ministério da Saúde para as vacinas contra a Covid-19. No início da campanha, com base em diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 50% das vacinas destinadas pelo governo federal aos estados e municípios foram reservadas como 2ª dose.

Estado
O Rio Grande do Norte recebeu, incluindo a remessa deste sábado (20), 470.540 doses de vacina contra a Covid-19. Contando com a remessa que será entregue a partir desta segunda-feira (21), a serão 444.027 doses distribuídas aos municípios – 94,36% das vacinas recebidas.

São 346.499 relativas à primeira dose dos fabricantes CoronaVac-Butantan (263.689) e Oxford-FioCruz (83.500), e 97.205 são relativas à segunda dose da CoronaVac já distribuídas aos municípios para que fossem aplicadas no intervalo de 28 dias depois da primeira dose.

Até agora o Ministério da Saúde só distribuiu a primeira dose da Oxford-FioCruz, e ainda não há cronograma divulgado para envio das segundas doses. Além disso foram enviadas a cinco municípios 323 doses em reposição a perdas técnicas.

A Sesap tem ainda em estoque, no momento 26.513 doses de imunizantes, sendo 20.900 para a segunda dose da CoronaVac-Butantan, que aguardam prazo adequado para distribuição, e 5.613 doses de reserva técnica, para caso exista alguma perda operacional.

Até o momento é possível visualizar 222.331 doses aplicadas no estado no sistema RN + Vacina, alcançando 63% do público-alvo prioritário da primeira fase do plano de imunização. “A defasagem de quantitativos nos municípios deve-se pela velocidade de inserção dos dados no sistema, que em alguns municípios não se apresenta satisfatória”, diz a Sesap.

Mudança
Em 19 de fevereiro, o Ministério da Saúde divulgou que faria uma mudança na estratégia da vacinação contra a Covid-19, sem guardar metade do imunizante para a 2ª dose. À época, o governo argumentou que o ritmo de chegada das novas doses seria acelerado e, com isso, não seria preciso reserva.

Entretanto, em 24 de fevereiro, a pasta recuou e informou que os estados e municípios deveriam reservar a 2ª dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada de duas a quatro semanas após a 1ª.

Produção nacional
Na segunda (15) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que entregaria as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela instituição ainda nesta semana. De acordo com a instituição, seriam 1 milhão e 80 mil doses até sexta-feira (19). As primeiras 500 mil seriam enviadas ao Ministério da Saúde até quarta (17). As outras 580 mil, até o dia 19.

Ainda de acordo com a Fiocruz, 3,8 milhões de vacinas serão entregues até março. A expectativa é que, no final do mês, a produção diária chegue a um milhão. As vacinas são envasadas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.

Depois de vários atrasos na chegada do IFA, o ingrediente principal da vacina, no dia 12 de março a Fiocruz recebeu notícia de que a China havia liberado o dobro da quantidade prevista – ainda sem data para chegar.

A estimativa é que produção saia de menos de 4 milhões de doses em março para 30 milhões de doses em abril, mantendo o patamar elevado no mês seguinte.
fonte: G1 RN

Poste um comentário

comente aqui..