Home

Considerando o quadro epidemiológico da Covid-19 no Rio Grande do Norte, com a redução gradativa na ocupação dos leitos de UTI Covid e o avanço da vacinação nas faixas etárias acima dos 18 anos, o Governo do RN emitiu um novo decreto que flexibiliza a retomada gradativa das atividades econômicas no estado. 

Ocupação de leitos
Hoje, a taxa de ocupação de leitos críticos Covid no RN é de 73,1%. No momento, a fila de pacientes aguardando por leito de UTI está praticamente zerada. 

“A taxa de ocupação é extremamente importante para determinar a vida e a morte das pessoas. Quando deixamos de esperar um leito na fila do Regula, aumenta as chances de vida”, informou Lyane Ramalho, subsecretária de planejamento e gestão da Sesap.

Pessoas vacinadas no RN
O RN segue avançando na vacinação, atingindo a marcar de mais 1.047.118 de potiguares vacinados com a primeira dose e 401.414 pessoas que receberam a segunda dose, ou seja, totalmente imunizadas.

Mais Vacinas
Na manhã desta quarta, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou a distribuição de 53.595 doses do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. 

Destas, 10 mil doses da reserva técnica são para aplicação da primeira dose dos trabalhadores da educação e 45.595 vacinas para uso exclusivo como segunda de idosos entre 65 a 69 anos, completando o esquema vacinal, conforme pactuado entre Sesap e municípios. 

Janssen 
Além disso, o Ministério da Saúde sinalizou o envio de mais 113.370 doses para o RN, incluindo a vacina da Janssen, permitindo o avanço da vacinação.

 “É importante que pessoas possam buscar a segunda dose para completar o esquema vacinal e consigamos garantir a ampliação de pessoas imunizadas”, orientou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Reforço na Saúde 
O Governo do RN convocou mais 73 profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas e copeiros), que atuarão na linha de frente no combate à pandemia.

Novo Decreto 
Diante desse cenário, o Governo emitiu um novo decreto flexibilizando o horário do toque de recolhe, proibindo os festejos juninos e estabelecendo um calendário para o setor de eventos. 

De acordo com o decreto nº 30.673, o toque de recolher passa a vigorar a partir das 23h às 05h da manhã do dia seguinte, todos os dias da semana. 

Assim como aconteceu ano passado, permanece proibida a realização de festejos juninos, incluindo o acendimento de fogueiras e utilização de fogos de artifício, a fim de controlar o avanço da Covid e prevenir doenças respiratórias e acidentes que possam aumentar a demanda nas unidades de saúde.

Poste um comentário

comente aqui..