Home

Em respeito à verdade e à natureza democrática do processo interno para escolha do candidato do PSDB à Presidência da República, em 2022, manifestamos nossa total estranheza quanto às notícias de que o governador de São Paulo, João Dória, teria obtido 90% dos votos dos filiados do partido no Rio Grande do Norte.

O resultado nacional divulgado confirmou o equilíbrio na disputa de Dória com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vencida pelo primeiro por um percentual aproximado de votos. Dessa forma, não há como mensurar a proporção dos votos dados por cada Estado ou município, o Rio Grande do Norte inclusive.

Além disso, os dois sistemas de votação utilizados, tanto o presencial, feito por urnas eletrônicas no último dia 21 de novembro, em Brasília, quanto pelo aplicativo, encerrado neste último sábado (27), são totalmente invioláveis. O que impede terminantemente o acesso à estratificação dos votos por Estado.

Diferentemente do que se viu no noticiário, portanto, não é possível aferir resultados isolados da prévia partidária em nenhuma das 27 unidades federativas.

O índice divulgado contraria frontalmente pesquisas feitas pela nossa equipe junto a filiados de Natal e do Rio Grande do Norte. Tais sondagens e projeções apontaram uma disputa equilibrada, bem semelhante ao resultado final no plano nacional, com uma considerável rejeição a João Dória. Um contexto que reforça a avaliação de que o percentual divulgado, bastante favorável a João Dória, tenha sido superdimensionado e sem amparo no sentimento dos filiados potiguares do PSDB.

Diretório Municipal do PSDB

Poste um comentário

comente aqui..