Home

foto:Pedro Lucio Carvalho
Documento passará a ter várias informações como CNH, Cartão do SUS, CTPS e Título de Eleitor

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 15, o sistema de Registro Biométrico do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep). O novo sistema vai permitir, a partir do próximo dia 20, a emissão da nova carteira de identidade contendo o número da CNH, Cartão SUS, Tipo Sanguíneo, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor, Identidade Profissional, entre outros, em um só documento.

O novo modelo da carteira de identidade é baseado no Decreto 9.278 de 05 de fevereiro de 2018 que estabelece o formato único e que deve ser seguido por todos os estados da federação. As carteiras de identidades emitidas no sistema anterior continuarão válidas, não sendo necessário correria para emitir a nova identidade. O investimento é de mais de R$ 20 milhões com recursos do projeto Governo Cidadão e do Itep.

"Em um só documento vamos ter acesso a vários outros, incluindo CPF, Cartão Sus, Carteira de Trabalho e título de eleitor. Isso traz eficiência, segurança e cidadania. O Governo investiu mais de R$ 20 milhões e vai levar este serviço a todas as Centrais do Cidadão e a todos os municípios através de convênio com a Federação das Câmaras Municipais no RN", afirmou a governadora Fátima Bezerra, no ato do lançamento nas instalações do Itep no bairro da Ribeira em Natal.

Além do benefício assegurado à população em geral, a Governadora registrou que em apenas três anos da atual gestão foi realizado concurso público para novos servidores do ITEP, valorização profissional com a reestruturação das carreiras, plano de cargos se salários, e definida a construção da nova sede do órgão em Natal.

O secretário de Estado de Projetos, Metas de Governo e Relações Institucionais, também coordenador do Programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro, informou que, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, está sendo providenciada a compra de 200 kits de equipamentos para o atendimento do ITEP nos 167 municípios. São computadores, leitores óticos, impressoras que irão permitir o atendimento local, evitando que as pessoas tenham que sair da sua cidade para ter acesso à carteira de identidade.

A nova identidade virá com um QR Code que será utilizado em aplicativo para Android e IOS permitindo ao cidadão ter o RG em formato digital. Como principal elemento de segurança, a biometria utilizará o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), uma das mais modernas plataformas de identificação humana do país.

Por ser mais segura, a emissão da nova identidade passará por processo rígido de conferência pelo próprio Itep. Por isso, ela não será entregue no mesmo dia. "Vamos começar a trabalhar com prazo cerca de 15 dias para a entrega", disse Marcos Brandão.

INTERIORIZAÇÃO

A instalação de unidades do ITEP em todos os municípios será possível através de convênios com as prefeituras e com a Federação das Câmaras Municipais no RN. O presidente da Câmara Municipal de Natal e da Federação das Câmaras Municipais, vereador Paulinho Freire confirmou a ampliação do convênio existente. "Vamos continuar com nossa parceria com o objetivo de chegar aos 167 municípios do Estado", afirmou, e, se dirigindo à governadora Fátima Bezerra, acrescentou: "a senhora faz um gol de placa, por que este projeto da carteira de identidade biométrica traz cidadania ao nosso povo".

com informações da Assessoria de Comunicação 

Poste um comentário

comente aqui..